Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
05 Abril
MOVIMENTO SOCIAL
Estudantes farão visita técnica a acampamento e assentamento do MST
Autor: Ana Almeida

A profª Dra. Maria Ediluzia e os discentes de Serviço Social farão uma visita técnica em um Acampamento e um Assentamento do MST, no Município de Itaporanga D’Ajuda no dia 8 de abril de 2017. 

A visita técnica será uma atividade acadêmica visando analisar os conceitos teórico-metodológicos e expressar o diálogo produzido em sala de aula com o público alvo. Com uma prática inicialmente  da observação, o discente vai entrelaçar com o conteúdo programático e dissertar através de um relatório técnico o que foi vivenciado. Para este caso têm-se construções empíricas e vivenciadas. O público alvo será os trabalhadores rurais inseridos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e as políticas públicas.

O Movimento foi fundado no período histórico de enfrentamento ao regime militar e de luta pela democracia. É resultado de lutas que já ocorriam no campo de forma fragmentada, com a ajuda de religiosos que integravam a Teologia da Libertação foi formalmente organizando como um movimento nacional de luta pela terra em janeiro de 1984, no Primeiro Encontro Nacional de Trabalhadores Sem Terra, em Cascavel, no estado do Paraná, posteriormente reafirmado, no I Congresso Nacional realizado em Curitiba, em 1985.

Atualmente, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, se destaca como um dos movimentos sociais de luta pela terra  mais expressivo na América Latina e do mundo. De acordo com a Prof ª Dra. Maria  Edilúzia Leopoldino Santos (2009), o MST inovou ao  estruturar um projeto político de mudança da sociedade, resgatar estratégias políticas, usar uma gestão de coordenadores eleitos pelo trabalhadores e o fortalecimento da identidade dos trabalhadores através da mística.

As ações serão realizadas visando diferenciar a categoria espacialização que ocorre com a instalação dos acampamentos, da categoria territotialização, que acontece com a emissão de posse com instalação dos assentamentos. Durante as visitas também serão realizadas roda de Conversas com a participação dos trabalhadores.   A metodologia participativa ocorrerá ao incentivar o discente a opinar sobre o tema.

Serão convidados trabalhadores rurais para dar depoimentos sobre a sua participação no cotidiano do acampamento ou do assentamento e o setor de educação e de projetos sociais para apresentar um breve relato sobre os projetos que estão sendo executados no Movimento.

A programação encontra-se no campo "Anexo" abaixo.

Comentários