14 Outubro
SERVIÇO SOCIAL
Curso de Serviço Social realiza palestra sobre direitos das crianças e dos idosos
Autor: Ana Luiza

No dia 18 de setembro, na Uninassau Aracaju, estudantes do curso de Serviço Social participaram da palestra "Aspectos práticos e jurídicos no atendimento da criança e do idoso em situação de vulnerabilidade", organizado pelo prof. Dr. Eder Claudio Malta Souza. A palestra foi proferida por Everaldo Pereira dos Santos - advogado, atuante na área do juizado da infância e juventude, direito do idoso, direto penal e direito de família -, e teve por objetivo inserir estudantes e profissionais do Serviço Social e áreas afins no debate sobre o atendimento da criança e do idoso em situação de vulnerabilidade.

A palestra abordou importantes questões sobre os cuidados com os idosos e a luta por seus direitos com base no Estatuto do Idoso e da Constituição Brasileira de 1988. Já no caso das crianças, foram abordadas as questões sobre a educação infantil, os direitos, os deveres, a liberdade, lazer e, especialmente, a sua proteção com base no ECA.

Everaldo também abordou sobre sua experiência as reuniões com familiares dos idosos em acompanhamento pelo CREAS, os aspectos práticos e jurídicos do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto do Idoso, com base na sua experiência como assessor jurídico dos projetos sociais e atuação no CREAS da prefeitura de Boa Vista/RR.