Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
15 Maio
II AULA DE CAMPO DE SERVIÇO SOCIAL EM CACHOEIRA E SÃO FELIX
Alunos participam de aula de campo em Cachoeira e São Félix
Autor: Adriana Assim

No dia 13 de maio de 2017, foi realizada a II Vivência Histórica e Cultural nas cidades de Cachoeira e São Félix na região do recôncavo baiano da Faculdade Maurício de Nassau, das 7hs às 20 horas, participaram desta aula de campo graduandos (as) do Curso de Serviço Social  e Licenciatura em Pedagogia da Unidade de Lauro de Freitas-Ba. Nosso objetivo foi conhecer e analisar a relevância  histórica e cultural da "Cidade Heróica" de Cachoeira e São Felix, assim como analisar aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais de formação do povo brasileiro e baiano.

Considerando a experiência vivenciada nesta aula de campo foi possível identificar que esta estratégia didática constitui-se de extrema relevância para ampliação dos conhecimentos sobre a formação sócio histórica do povo brasileiro, esta metodologia insere o estudante em contato direto com o patrimônio histórico material e imaterial, legado de variados povos que habitaram esse mesmo espaço geográfico antes nós, gerando sensações e significados diferenciados no processo de ensino e aprendizagem, inclusive de constituição da identidade do povo baiano e brasileiro.

Vivenciar a formação histórica através do patrimônio material e imaterial legado como herança cultural nos faz perceber aspectos que ainda permanecem nos costumes e valores na sociedade contemporânea, assim como, perceber rupturas significativas para o desenvolvimento da humanidade, identificando aspectos sociais, políticos, econômicos, religiosos, de relações de gênero e questões étnico raciais.

Escolhemos Cachoeira e São Félix porque se constitui enquanto importante marco referencial para o estudo sobre conservação, restauro e tombamento, bem como da História do Brasil e da Bahia. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além de sua beleza natural, compreende um importante complexo arquitetônico que embasa e permite que se estude efetivamente sobre a relação entre patrimônio e história. Marcada pelo estilo barroco, Cachoeira forma com o município de São Félix, um harmonioso conjunto urbano que retrata o período do Brasil Imperial.

Participaram desta atividade 48 discentes, e 2 professores, sendo 32 da Nassau Lauro e Mercês e 16 estudantes de outras instituições de ensino superior. A jornada foi de 10 horas/aulas. Participaram discentes do curso de Serviço Social e Pedagogia. A organização e realização desta aula de campo foi orientada pela Professora Saionara Bonfim Santos e Júlio César Teixeira, ambos licenciados em História e já realizam as aulas de campo em vivências históricas a seis anos, por conta de já trabalharem juntos em outras instituições de ensino superior.

A saída do ônibus contratado pela empresa de transportes Rota 13  deu partida às 7hs da manhã do ponto de embarque na frente do Shopping da Bahia, e a segunda parada ocorreu na Unidade de Lauro de Freitas as 7:40 hs, retornando em Lauro às 20hs. Contratamos previamente um Guia Sr. Valmir que compartilhou seus conhecimentos históricos, culturais, econômicos e religiosos sobre a região, nos guiando até os seguintes locais:

Casa de Câmara e Cadeia (praça da Aclamação), em um período do século XVII, nesse prédio sediou o governo baiano, tendo servido ainda como alojamento de escravos para negociação, atualmente funciona como museu;

Estação Ferroviária e Ponte Imperial Dom Pedro II, importantes marcos para os estudos sobre a ligação entre Feira de Santana, Recôncavo e Salvador, por este ser um trajeto de fundamental importância para a negociação do gado no século XIX;

Pouso da Palavra, espécie de antiquário e café literário que permite ao turista comprar souvenires e conhecer um pouco do artesanato e cultura produzida em Cachoeira atualmente;

Mercado municipal, construído no século XIX, se constitui como local importante para refletir sobre a memória da feira-livre;

Fundação Hansen Bahia, considerada por Jorge Amado como uma prova de amor à Bahia, essa fundação abriga o acervo de xilogravuras feitas por Hansen, nas quais retrata os elementos da cultura baiana;

Convento e Igreja Nossa Senhora do Carmo, construída no século XVIII no estilo rococó, abriga imagens de madeira de Macau e azulejaria portuguesa. Em 1981, passou por adaptações que a transformou em pousada e centro de convenções;

Irmandade da Boa Morte, representante legítimo da resistência das mulheres negras na conservação da cultura africana;

Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração, o nome real da igreja conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos fundada em 1846 por africanos libertos representa um dos marcos do sincretismo religioso;  

Fábrica de Charutos Danneman-São Félix, centro cultural de ambiente acolhedor, onde são produzidos artesanalmente charutos, cuja qualidade compara-se aos de Cuba. Esta fábrica que pertence a um grupo estrangeiro possui um departamento de Turismo a fim de acolher e conduzir os visitantes.

Terreiro de Candomblé Guarany de Oxossi, fundado pela Sacerdotisa do candomblé, Yalorixá Maria Helena do Vale, conhecida como Mãe Madalena, (morreu (04/08) na cidade de Salvador, localizado no bairro do Rosarinho, em Cachoeira. Conhecido no Brasil e exterior, desenvolve trabalhos sociais em comunidades carentes da cidade e também foi uma das idealizadores da Festa de Yemanjá em Cachoeira. Neste espaço religioso tratamos de refletir sobre a imagem negativa e os estereótipos criados pelos colonizadores a época do processo de escravização e até os dias atuais os/as religiosos de matriz africana sofrem discriminação pela sua crença nos orixás, vodus e inquises, somados ao racismo.

O conteúdo dessa aula de campo é de extrema importância para o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes em  Serviço Social e Pedagogia, porque apresenta ao estudante uma análise histórica das relações sociais, constatando permanências das desigualdades sociais, de classe, raça e gênero. E destaca rupturas históricas, questões que são analisadas  também no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), visto que trata de temas que interferem na condução dos estudos e na formação profissional.

A I Vivência Histórica e Cultural da Nassau Lauro de Freitas dos Cursos de Serviço Social e Pedagogia foi realizada em 29 de outubro de 2016.

 

Comentários