19 Setembro
Setembro Amarelo: a Psicologia a favor da vida
Autor: Ikla Lima
Confira as fotos

Realizamos no dia 9 e 11 de setembro ações de promoção à vida. No primeiro dia respectivamente, fizemos o ABRAÇÃO no hall da unidade. Recebemos alunos, funcionários e visitantes com abraço, desejando que ocorresse a liberação do hormônio oxitocina, conhecido como o hormônio do bem-estar. Junto com o abraço, as pessoas receberam fitas amarelos que simbolizavam a luta contra o suicídio e panfletos que orientavam quanto a números de apoio a proteção a vida e acolhimento ao sofrimento psíquico.

No dia 11 de setembro, ocorreu uma roda de debates, no auditório com profissionais de saúde. Um perito criminal do instituto de criminalista do estado de Pernambuco, doutorando em neuropsiquiatria e uma psicóloga mestre em saúde coletiva. Com o objetivo de entendermos como funciona o processo de estados depressivos graves, que podem levar ao suicídio, assim como as intervenções de devem ser realizadas na promoção da vida, na orientação, encaminhamento e intervenção a casos de sofrimento psíquico intenso.

O evento também objetivou apresentar aos discentes os conhecimentos teóricos de cada área relacionando aos exemplos práticos sobre o cenário de trabalho do profissional de psicologia frente aos possíveis casos encontrados. O evento contou com ampla participação dos alunos do curso de psicologia, bem como, de participantes externos com interesse na profissão.