10 Fevereiro
Salvador
SEMANA DE INTEGRAÇÃO DISCENTE
Autor: Helen Freitas

Entre os dias 07 e 08 de fevereiro de 2017 foi realizada a integração discente nas salas de aula do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau - Pituba. Durante estes dias os docentes das disciplinas já haviam programado dinâmicas de integração associadas ao conteúdo das disciplinas. Na turma do quinto semestre, a professora Laiz Rodrigues, da disciplina Teorias Psicanalíticas II, solicitou que os/as aluno/as comentassem um pouco o período de descanso das aulas e depois fizessem uma exposição sobre a relação com a abordagem psicanalítica neste momento do curso, expectativas com esta disciplina, conhecimento acumulado sobre este campo, etc. Ao ingressar nesta sala, participei igualmente da “roda-de-conversa”, dialogando com o tema proposto pela professora.

Após este momento, foram colocados alguns informes referentes ao curso, como calendário acadêmico, Manual do discente e do Docente, calendário de aulas e de provas (já enviados previamente para as lideranças das turmas), disciplinas DOL, portal da empregabilidade, entre outros. Antes de deixar as salas de aula, foi feito um encerramento de reflexão, a partir da pergunta “o que significa vencer?”, alguns alunos/as participaram da proposta. Entre as respostas evidentes, destacaram “os objetivos para a vida pessoal e profissional; vencer as limitações e dificuldades; vencer a timidez; se superar; etc”. A atividade cumpriu o objetivo de acolher e estimular a reflexão.

Tags: