03 Novembro
ESTUDO
A Psicologia e seus destinos: áreas tradicionais e emergentes
Autor: Yalle Santos

A prática da Psicologia tem acompanhado as demandas da sociedade, na medida em que vão surgindo às novas situações em que o homem “ainda não aprendeu a lidar”, isso tem contribuído para a consolidação e ampliação da atuação da psicologia.

No Catálogo Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho, é possível identificar as seguintes áreas de atuação do Psicólogo:

• Educacional - Psicólogo da educação, Psicólogo escolar
  • Clínico - Psicoterapeuta, Psicólogo da saúde, Terapeuta
  • Do esporte - Psicólogo desportivo
  • Hospitalar
  • Jurídico - Psicólogo criminal, Psicólogo forense
  • Social
  • Do trânsito
  • Do trabalho - Psicólogo organizacional
  • Neuropsicólogo
  • Psicanalista - Analista (psicanálise)
  • Acupunturista

Mesmo havendo diferença na concentração de psicólogos por área de atuação, prevalece a área clínica. De fato, a maioria dos alunos de Psicologia acaba sendo atraída pela formação clínica, ou seja, a psicoterapia "de consultório", especificamente, sejam os seus desdobramentos, como a Psicologia Hospitalar, a saúde mental no trabalho, entre outros. A clínica ainda é o grande aglutinador das diferentes áreas de atuação do psicólogo, embora sejam muitas as possibilidades de atuação. O grande desafio é compreender que as áreas emergentes são constituídas a partir de práticas que transcendem a própria Psicologia, definindo-se assim na interdisciplinaridade. E para tanto, será necessário além das reformas curriculares, que tenhamos professores com formação e experiência.