Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
19 Agosto
PSICOLOGIA
Evento de Psicologia aborda depressão e suicídio
Autor: Dayane Lima

A Faculdade Uninassau promoveu no dia 21 de julho, das 16h às 20h, no Auditório da Uninassau Jóquei, palestras com temas voltados para suicídio. A coordenação do curso de Psicologia, Professora Dayane Arrais e alunos do 3º Período do curso estiveram envolvidos na ação.

Tivemos como Palestrantes: Dra Patrícia Moreira CRP21/0006 - Psicóloga

                                            Dra Itala Rivane CRP 21/0279 - Psicóloga

                                            Isadora Barbosa - Jornalista

 

Falando sobre Depressão e Suicídio

O que leva ao suicídio

Definido pela OMS como um ato deliberado, iniciado e levado a cabo por um indivíduo com pleno conhecimento ou expectativa de um resultado fatal, o suicídio é, possivelmente, o ato mais perturbador e intrigante do ser humano. Normalmente, o suicídio é equacionado como a forma de acabar com uma dor emocional insuportável causada por variadíssimos problemas, sendo frequentemente considerado como um pedido de ajuda. As razões que levam o indivíduo a violar o instinto primário da sobrevivência são difíceis de compreender.

As teorias recentes defendem que pode haver uma predisposição individual para o suicídio, que é ativada, ao longo da vida, por experiências negativas precoces (experiências traumáticas) que vão dar origem a um padrão de pensamento negativo. Os números apontam-nos um grande culpado. Mais de 50% das pessoas que se suicidaram sofriam de depressão. Contudo, José Manuel Temóteo, psiquiatra, explica que o quadro depressivo não está sozinho no banco dos réus.

«O suicídio pode constituir uma reação de inadaptação a uma mudança ou um ato de vingança que sublinha o rancor», refere. Os cinco mil suicídios registrados quando da tomada de Berlim, no fim da Segunda Guerra Mundial, são exemplo disso. O próprio Adolf Hitler, um psicopata sem qualquer capacidade de remorso ou compaixão, suicidou-se. Independentemente das causas, o suicídio resulta sempre da consolidação de emoções negativas e de estresse.

FONTE: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/os-misterios-do-suicidio/

Galeria: 
Evento de Psicologia aborda depressão e suicídioEvento de Psicologia aborda depressão e suicídioEvento de Psicologia aborda depressão e suicídioEvento de Psicologia aborda depressão e suicídio

Comentários