Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
23 Outubro
ARTIGO
Você!
Autor: Denise Rocha

Você! Sim, é você! Não é o senhor, não! Nem é a senhora! É você mesmo!

Uma das grandes dúvidas dos alunos é o uso do pronome de tratamento “você”. “Você” indica, no discurso, a segunda pessoa, isto é, a pessoa com quem se fala. No entanto, gramaticamente, ele funciona como terceira: Eu sou. Tu és. Ele é. Ela é. Você é. E aí surge o impasse. Se “você” indica a segunda pessoa, não deveria seguir o pronome “tu”?

Pois vou contar a você o motivo, digníssimo leitor. E não se apresse em me julgar. Não pretendo tratá-lo mal, ilustríssimo leitor, chamando-o por você, de forma tão descuidada, ao invés de utilizar “o senhor” ou “a senhora”.

Acontece que “você” é a evolução da palavra “vossa mercê”, forma de tratamento assaz respeitosa usada no português há alguns séculos atrás. Não obstante, o povo passou a falar “vosmicê”, ao invés do difícil “vossa mercê”. Com o passar dos anos, a palavra se reduziu a “você”, perdendo o sentindo formal que outrora lhe fora conferido. Desta feita, embora o pronome marque a segunda pessoa do discurso, ele utiliza a terceira pessoa da gramática para assinalar que se trata de um uso formal, respeitoso. Isso se dá em várias línguas. No italiano, por exemplo, o pronome de tratamento “Lei” pode significar “Ela” ou “O senhor”, “A senhora”, quando usado no sentido formal. Portanto, a frase “Lei è intelligente” pode ser traduzida como “Ela é inteligente” ou por “O senhor/a senhora” é inteligente”. Dependerá do contexto para sabermos se a oração se refere à segunda ou à terceira pessoas.

Em Portugal, ainda hoje o pronome de tratamento “você” equivale a “o senhor”, “a senhora”. Se lá dissermos “Você me empresta a sua caneta?”, estaremos sendo formais e corteses com o nosso interlocutor. No Brasil, entretanto, esse sentido se perdeu e, quando queremos indicar  respeito, preferimos usar “o senhor” ou “a senhora”.

Portanto, esteja certo do meu apreço por você, distinto leitor! 

Por

Gabriel da Cunha Pereira

Comentários