18
Março
Dica
Técnica de estudo: usando o marca texto com eficiência
Utilizar marcas textos durante os estudos de um jeito correto pode te ajudar a poupar tempo e a estudar com mais eficiência, de maneira a otimizar seu aprendizado. Quer saber como? Se liga nas dicas:
Utilize várias cores
Como são várias as disciplinas e conteúdos a serem estudados, uma alternativa é utilizar algumas cores para que nossa mente faça associações mais rapidamente. Além de destacar os pontos mais importante do texto, o marca-texto pode ser usado para contextualizar um assunto em um livro com vários temas.
Você pode ciniciar fazendo uma legenda com as cores. Por exemplo:
- Trechos importantes (amarelo)
- Assuntos principais (verde)
- Observações (laranja)
- Não posso esquecer (azul)
Só atente para não usar muitas opções de cores, pois, em vez de destacar os assuntos mais importantes, você corre o risco de se confundir com tantas referências e informações.
Saiba o que marcar
Com receio de deixar passar algum trecho importante, várias pessoas marcam quase todo o conteúdo do texto. Isso não vai adiantar, já que dessa forma você terá que ler praticamente todo o material novamente.
Nesse caso, marque apenas o que for, de fato, importante. Isso significa que você deve destacar os trechos e as palavras-chave que irão te ajudar a lembrar um determinado assunto e que façam sua mente realizar ligações com outros assuntos.
Se o autor estiverenfatizando a mesma informação com com vários argumentos, não precisa marcar todos, por mais interessante que eles sejam. Destaque apenas o que você achar mais importante.
Saiba o que não marcar
Procure ser o mais objetivo possível, destacando trechos e palavras-chave que realmente possam te auxiliar a lembrar ou argumentar sobre determinado tema.
Crie sua própria estratégia
Apesar de aprendermos com os exemplos dos outros, criar nossas próprias técnicas de estudo pode nos fazer mais eficientes. Pense nos temas e nos autores que você precisa estudar, no que você já errou e crie sua própria estratégia, suas dicas, macetes, etc.
Comentários