07 Julho
Reflexão sobre Educação
Autor: Luna Mercia
Confira o texto da aluna Rayane Maria Duarte

Resumo do filme “Escritores da Liberdade” trabalhado na sala com alunos da turma do primeiro período de Pedagogia noite. Proporcionando uma reflexão na postura do docente frente à diversidade humana

Resumo do filme ‘’Escritores da liberdade’’
Aluna: Rayane Maria Duarte Pereira Guimarães
Turma: P1- Pedagogia            Turno: Noite

O filme trata de uma grande transformação na vida de jovens que moram em um bairro pobre, cercados de violência, sem nenhuma perspectiva de vida, envolvidos de aflições, angústias e medo de prosseguir por viver em ambiente onde não existe respeito. Em meio a tantas guerras, preconceitos e conflitos, surge uma grande mulher capaz de se dedicar ao invisível, uma mulher onde está começando sua carreira em uma escola arrodeada de guerras.

A razão pela qual lhe fez não desistir foi acreditar que independentemente de qualquer obstáculo, não poderia desanimar e com isso lhe fez encarar sem medo. Ao chegar nessa turma todos os obstáculos foi tomando forma, mas o medo não lhe deixou desistir no primeiro momento, mesmo não obtendo incentivo na sua família e na própria instituição onde lecionava e com isso a força foi partindo dela a cada dia, pois ali existia um grande objetivo para alcançar.

Na vontade de entender, começou a buscar meios para aproximar a turma, fazendo com que cada um descobrisse o seu valor mesmo com tantos sofrimentos, ela foi respeitando o ritmo de cada um, compreendendo cada história.

Erin Gruwell, deixou um marco na vida deles e uma reflexão para o profissional da educação que a busca do acreditar, apostar e nunca desistir do seu aluno está acima de qualquer coisa, de qualquer nota, pois o que realmente vale é a essência de poder transformar pessoas melhores, fazendo com que a escola seja uma extensão para a vida. EDUCAR É AMAR !