02 Junho
Oficina Profissionalizante - Pedagogia
Autor: Gilma Benjoino
A iniciativa foi realizada no dia 12 de maio

Neste momento, o mundo tem sido desafiado a conviver com a força esmagadora de uma pandemia. A escola, por ser um espaço que concentra muitos indivíduos próximos, foi uma das primeiras instituições a ser fechada com o objetivo de evitar a disseminação de um vírus que ainda pouco se conhece e para o qual não existe tratamento. Com isso, para se manterem vivas e abertas, algumas escolas, sobretudo aquelas mantidas pela iniciativa privada, buscaram novas formas de operar. Em um tempo infinitamente curto, essa instituição precisou se reinventar, deixando o espaço físico para funcionar em regime remoto.

Assim, dia 12 de maio, a oficina profissionalizante intitulada “A escola remota em tempos de pandemia” objetivou refletir acerca do processo de transição do modelo escolar, praticado em espaços físicos, para o regime remoto. Para tanto, a Professora Mestra Gláucia Portela[1], a convite do Professor Mestre Victor Pereira Sousa, conduziu o debate junto aos alunos de diferentes períodos do curso de Pedagogia. Em sua discussão, a professora contextualizou os impactos provocados pela pandemia no mundo; embasou teoricamente o conceito de cultura escolar; e, por fim, descreveu e analisou as estratégias adotadas por algumas instituições educacionais da nossa cidade que optaram por utilizar as aulas remotas.

[1] Mestra em Educação, docente da rede estadual e coordenadora da rede privada no município de Vitória da Conquista.