22 Maio
Atividade
Oficina Profissionalizante: O Mito e a Teatralidade
Autor: Gilma Benjoino

Nascida no quadro de trabalhos da disciplina “Filosofia da Educação”, a oficina profissionalizante intitulada Filosofia e teatralidade: o mito em cena tomou o gênero tragédia como um lugar de intensificação e problematização do pensamento filosófico. A partir da leitura da obra de Sófocles, os alunos do I semestre do curso de Pedagogia construíram uma versão para o mito de Édipo na tentativa de compreender o porquê do reconhecimento dessas narrativas como discurso de autoridade antes do surgimento da filosofia.

Na versão criada pela turma, o mito de Édipo desenrolava-se no Nordeste brasileiro. Durante trinta minutos de espetáculo, os alunos apresentaram para a plateia não só a trágica saga de Édipo – que culminou no parricídio e no incesto –, mas também os aspectos culturais nordestinos como a variedade linguística, a música, a dança, a crença etc.

Nessa perspectiva, a atividade teve como objetivos: Compreender a tragédia - gênero poético, caracterizado por um desenlace desastroso – e o mito de Édipo como um lugar de intensificação e problematização do pensamento; Compreender o caráter problemático da existência e a relação do pensamento filosófico com os elementos essenciais do teatro antigo: música, deuses, máscaras, heróis, destino e natureza; Reconhecer, por meio da obra de Sófocles, os aspectos estéticos, míticos e metafísicos que introduzem no teatro a relação do homem com forças que o ultrapassam.