25 Fevereiro
Oficina: "Literatura Infantil, uma viagem pelo imaginário"
Autor: Luana Tavares

A oficina de Literatura Infantil foi realizada para os alunos do CMEI da Romualdo Galvão, para os alunos e o corpo docente da instituição sobre a coordenação da professora Nathalia Ferreira e os alunos do 3º período noturno da Uninassau Natal do curso de Pedagogia.

No dia 22 de fevereiro as 8h30, começaram os trabalhos e assim as apresentações culturais e curso de apresentação de peça infantil para os discentes, uma metodologia diferente que pode ser aplicada em sala de aula para motivar e incentivar os alunos ao hábito da leitura, bem como trabalhar ao mesmo tempo a escrita e o imaginário da criança.

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias.

Aproveitando também, que nesta fase as crianças apresentam maior capacidade de concentração, fixam como ouvintes, e conquistam sua própria linguagem, montamos este projeto abrangendo contos e histórias acreditando que o conto deve ser prazeroso e não repetitivo e mecânico, de forma que nos permita viajar em outro mundo proporcionando momentos de risos, novos conhecimentos e sonhos. Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.

Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a chance de torná-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente. A literatura infantil, então, deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágicas ou reais.