Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
01 Agosto
Lauro de Freitas
A importância das Inteligências Interpessoal, Emocional e Espiritual para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Autor: Denise Rocha

Muitas são as competências necessárias no mundo atual. Diversas e grandes transformações vêm ocorrendo de forma tão veloz que muitas vezes temos a sensação que estamos desenquadrados. No início do século passado e no decorrer de muitos anos, o ser humano era visto pelas empresas apenas como um fator de produção. Já nos meados do mesmo século, as empresas começaram a trabalhar as relações humanas e consideraram o ser humano como um dos seus recursos organizacionais e não mais como um “apêndica de máquina”. Hoje, na era do informação e do conhecimento, onde muitas atividades passaram a ser ser automatizadas e realizadas pelos robôs, as organiações necessitam de pessoas com grandes conhecimentos e talentos, com as habilidades necessárias e principalmente com atitudes e valores condizentes ao novo cenário.

Nesse contexto, seja na vida pessoal ou na vida profissional, lidamos com situações adversas e conflituosas. Nesse sentido, é valioso conhecer como podemos manter o equilíbrio, receber críticas por vezes nada favoráveis, olhar o nosso próximo com mais empatia e compassividade, enfim como podemos ter e manter um relacionamento interpessoal saudável. O profissional, seja de que área for, vai lidar com pessoas nos diversos segmentos, e por isso conhecer o ser humano é um dos fatores determinantes para resultados de sucesso.

O primeiro passo é o seu próprio desenvolvimento para que a partir daí possa entender e reagir adequadamente nas interações com os outros, com a sociedade e com o mundo.

Para melhor entender o processo que envolve essas competências, é importante passar pela inteligência intrapessoal e interpessoal, pela inteligência emocional e pela inteligência espiritual para que se possa aprender a lidar melhor consigo mesmo e com os diversos pares no convívio social e profissional.

Somos um ser integral, o que significa que temos um corpo físico, um corpo mental, um corpo emocional e um corpo espiritual. Se um não está bem, afeta todos os demais. Se deixamos cada um isolado no seu canto, pode gerar uma desintegração desse ser integral até fazer com que nos percamos de nós mesmo.

Baseado nesses pressupostos, foi desenvolvido na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade, nos cursos de Pedagogia e Serviço Social, seminários com esses temas, o que levou aos alunos refletirem sobre si mesmos e sobre a sua relação com o outro. Foram trabalhadas a resiliência, a auto-estima, a comunicação assertiva a nível itrapessoal, interpessoal e emocional. A nível espiritual, foi trabalhado o olhar para fora de si mesmo e a visão de quem mais pode ser beneficiado com o trabalho que cada um executa e  qual o propósito de vida individual que vai se propagar para além de si. 

Ressalto o trabalho de inteligência espiritual do primeiro semestre de Pedagogia Matutino onde por meio da dramatização, da música e da dança trouxe de forma admirável o tema inteligência espiritual, tema esse muito recente nas organizações e ainda desconhecidos por muito. A princípio associa-se esse tema à religião, depois com o aprendizado se vê que nada tem a ver com a religião e som com valores, com a capacidade de ser solidário, com o servir e com o propósito.

As demais equipes de todas as turmas também apresentaram com criatividade e competência o que enriqueceu muito a disciplina.

O evento foi um seminário apresentando em sala de aula para a disciplina que acontece no 1° semestre do curso, no final do semestre de 2017.1 como um dos requisitos para aprovação na disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade. Realizado pela turma com oientação da Professora da Disciplina Daisy Jardim. 

Por Professora Mestre Daisy Therezinha de Almeida Kraychete Jardim

 

Galeria: 

Comentários