Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
18 Abril
HISTÓRIA
Dia Nacional do Livro Infantil foi criado para homenagear Monteiro Lobato
Autor: Luna Mercia

O Dia Nacional do Livro Infantil

Cristiane Sousa de Assis

O besouro zumbiu e o aerogrillo disparou como um raio pelos ares afora. Subiram, subiram, subiram tão alto que a terra de lá parecia uma laranja. Atravessaram nuvens, chegaram muito pertinho da lua, que a menina teve o gosto de tocar com a pontinha do dedo. E só desceram quando o sol vinha raiando. (LOBATO, 1982, p. 37).

Oficializado a partir da Lei nº 10.402, de 8 de janeiro 2002, o Dia Nacional do Livro Infantilfoi escolhidopara ser comemorado no dia 18 de abril por ser a data do nascimento de Monteiro Lobato,umdos mais importantes escritores da literatura infantil brasileira.

Em suas narrativas, Monteiro Lobato constrói um cenário repleto de referências da nossa natureza, cultura, costumes e crenças. O nacionalismo do Reino das Águas Claras é ressaltado pelos tipos de pássaros a exemplo do sabiá, viuvinha, rouxinol, patativa, coleirinha e tangará.  O sítio da Dona Benta é caracterizado de maneira mais ampla, como o assanhamento da Narizinho, as peraltices da boneca Emília, as aventuras do Pedrinho, as guloseimas da Tia Nastácia... as jabuticabeiras do pomar... o ribeirão... uma porta para o mundo maravilhoso da Literatura Infantil.

Visto que, Monteiro Lobato assim com outros escritores utilizam a linguagem escrita que é um sistema de representação da realidade e de mediação do sujeito com seu ambiente.  Desde cedo, a criança utiliza para se comunicar e a sua relação com o mundo contribuirá para atribuir sentido ao escrito. Sabemos que o leitor não nasce pronto, tampouco o fato de saber ler não garante o prazer na leitura, nem transforma o indivíduo em um leitor assíduo. Destinada ao incentivo e conscientização da importância desde gênero literário à formação de novos leitores, a literatura infantil também é uma poderosa ferramenta de aprendizado, não apenas a nível de conhecimentos, mas aos valores culturais, humanos, sociais, morais e éticos de uma sociedade.

Assim, cabe a escola criar um ambiente que ative e conecte o conhecimento prévio como estratégia para o aprendizado da leitura, despertando o interesse e a curiosidade pela literatura infantil. Para que isso se desenvolva, nada melhor do que começar desde cedo a explorar esse vasto universo literário cheio de magia e encantamento, auxiliando as criançasem suas habilidades de pensar e refletir, sobretudo em atribuir sentidos e significados ao texto. 

Comentários