Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
11 Maio
AÇÃO
Dia da Terra - ação do curso de Pedagogia da UNINASSAU Parnaíba
Autor: Regina Fatima

E claro, brincar é o melhor jeito de aprender. No Dia Mundial da Terra os alunos do 5º período do Curso de Pedagogia, turma manhã da Faculdade UNINASSAU Parnaíba desenvolveram matérias didáticos (jogos) educativos na disciplina de Metodologia do Ensino das Ciências, que trabalharam com os alunos da Escola Municipal Mario Reis na Br. 343 - Km 07, 6210 – Floriópolis.

As atividades foram desenvolvidas no período matutino, na Educação Infantil e Ensino Fundamental daquela escola. Além de lúdica, as atividades realizadas em comemoração ao Dia da Terra são perfeitas para ensinar conceitos de integridade do meio ambiente, da importância dos animais e das plantas no ecossistema, dos aspectos sobre conservação, das formas de uso sustentável do solo e os cuidados que se deveter com o meio em que vivemos.

Jogos didáticos são ferramentas que buscam desenvolver habilidades de forma interativa e dinâmica, eles podem promover a capacidade de socialização e integração, o relacionamento interpessoal, a expressão corporal, o raciocínio lógico, e ainda facilitam a construção e compreensão de conceitos relacionados aos temas trabalhados, possibilitando a capacidade de diálogo, argumentação e questionamentos de forma totalmente lúdica.

DURANTE A ATIVIDADE FORAM DESENVOLVIDOS E APLICADOS OS SEGUINTES JOGOS DIDÁTICOS

 

TRILHA ECOLÓGICA

Para jogar, é só estabelecer a ordem dos jogadores e eleger o primeiro participante, cada participante joga o dado e partindo da saída, anda o número de casas correspondentes ao número sorteado no dado.

Para a abordagem dos conteúdos, é necessária muita atenção aos textos e a dinâmica do jogo, pois cair em uma casa que coloque em risco a integridade do meio ambiente significa que o participante deve voltar e avaliar essas atitudes.

 

JOGO DA MEMÓRIA (INTERAÇÕES ENTRE ANIMAIS E A FLORESTA)

Embaralhe as cartas e vire-as para baixo, defina a ordem de participação, cada um tem o direito de virar um par de cartas, caso acerte, tem o direito a mais uma jogada, se errar, passa a vez para o próximo jogador. Vence quem combinar o maior número de cartas.

Para a abordagem dos conteúdos Plantas e animais relacionam-se de diversas formas, a polinização e a dispersão são relações harmônicas em que os animais se beneficiam da alimentação oferecidos pelas plantas e estas beneficiam-se dos serviços oferecidos pelos animais. O conteúdo oferece subsídios para abordagens sobre a importância dos animais e das plantas no ecossistema.

 

JOGO DA MEMÓRIA (FAUNA E FLORA)

Embaralhe as peças, e distribua-as sobre uma mesa, defina a ordem de participação. Cada participante tem direito a uma jogada. Caso acerte os pares, o jogador tem direito a outra jogada. Ganha quem conseguir combinar o maior número de pares.

Para a abordagem dos conteúdos, à medida que os participantes forem descobrindo os pares de animais e as plantas, é interessante ir abordando e questionamento a importância dos mesmos, bem como o nível de conhecimento sobre estes, e os aspectos de sua conservação.

 

JOGO QUEBRA-CABEÇA (SISTEMA AGROECOLÓGICO)

Para jogar você pode dividir grupos em equipes e lançar o desafio de quem monta mais rapidamente o quebra-cabeça. Depois é importante discutir o conteúdo com os participantes.

Para a abordagem dos conteúdos, após a cena estar montada, é muito importante explicar o que é um sistema agroecológico, e qual a importância do uso adequado do solo.

 

JOGO DE ERROS E ACERTOS (ATITUDES RESPONSÁVEIS)

Cada participante sorteia um número e explica a cena, informando se a imagem refere-se a como uma atitude positiva ou negativa.

Para a abordagem dos conteúdos você pode utilizar esse jogo em gincanas, eainda para iniciar explicações sobre ocuidado com o meio ambiente.

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