Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
22 Março
ARTIGO
Conheça mais sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down
Autor: Gilma Benjoino

21 de Março. Uma data muito importante para pais, amigos e pessoas com síndrome de Down  (SD), visto que é comemorado o Dia Internacional da SD. Esta data foi escolhida, pois faz alusão aos 3 cromossomos no par número 21, assim, 21/03. O doutor John Langdon Down, em seu trabalho na catalogação da deficiência mental, foi o primeiro médico a organizar um trabalho com crianças com síndrome de Down. A discutida síndrome recebeu esse nome a fim de homenagear o doutor Down.

            Ao pensarmos o processo de aquisição da linguagem das crianças com SD, buscamos referências no trabalho da linguista Scarpa (2001), para ela, crianças com síndrome de Down passam pelos mesmos processos de aquisição que uma criança sem síndrome, contudo, muito mais lentamente. Dessa forma, esse postulado é relevante para o profissional pedagogo, pois ele abre as possibilidades de um trabalho plural, adequado a cada criança respeitando a sua cultura, bem como, a sua história. 

            Seja para o pedagogo ou para o profissional das outras áreas, a síndrome de Down será “o ponto de partida, não de chegada”, em outras palavras, o profissional não tomará a SD enquanto limitadora desta criança, pelo contrário, por meio da mediação irá ajudá-la a trilhar os caminhos alternativos do desenvolvimento, discutidos por Lev Vigotsky. O profissional munido de duas bagagens imprescindíveis, a acadêmica e a humana, conduzirá esta criança a apropriar-se da sua condição enquanto uma mola propulsora para superação de todas as suas dificuldades, partindo rumo à conquista de sua autonomia e de exímias conquistas. 

 

Nayra Marinho

Docente Esp. em Libras e Educação de Surdos da Uninassau – Vitória da Conquista

 

 

 

 

SCARPA, E. M. Aquisição da Linguagem. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. p. 203-232.

 

Comentários