25 Maio
Cine Pedagogia exibe curtas metragens
Autor: Ingrid Cruz

O Projeto “Cine Pedagogia”  tem a finalidade de proporcionar aos futuros docentes o entendimento de que o Cinema possui um grande potencial Pedagógico, auxiliando o professor no rompimento de modelos tradicionais de Educação e servindo tanto para expor novos conteúdos assim como para ilustrar conceitos e experiências.

O cinema como proposta educativa, pode proporcionar muitos benefícios aos educandos tais como: aproximar os conteúdos escolares do aluno por ser um recurso lúdico dando-lhe uma visão mais ampla de mundo; desenvolver a imaginação; abrir espaço para debates e comparações com o que foi dito em aula; facilitar a compreensão de temáticas que por vezes podem ser bastante complicadas de se trabalhar em sala de aula. Sem dúvida, o cinema ajudará o educador no seu modo de organização do ensino, de mediar o conhecimento e a aprendizagem.

O Cine Pedagogia fará a exibição de dois Curtas metragens que serão “Shala”, de João Inácio e “Promessa em Azul e Branco” de Zienhe Castro.

Shala é um curta metragem de 10 minutos que conta a história de Pedro, um menino que espera ser adotado, mas que acaba ficando sem um lar devido ao preconceito. O tema do filme surge de um relato da mãe de João Inácio, que trabalhou na Fundação da Criança e do Adolescente do Pará.

Promessa em azul e branco, de Zienhe Castro,  é uma adaptação do conto homônimo da escritora paraense Eneida de Moraes. Eneida é uma menina de oito anos que só pode vestir azul e branco até completar quinze, por causa de uma promessa feita por sua avó. No único dia em que usa vermelho, seu pai é preso pela ditadura militar e ela cresce crente de que foi culpa sua.

Ambos serão exibidos no dia 31 de Maio às 19:30 no auditório do Terréo da Faculdade Maurício de Nassau. No dia da exibição, contaremos com a presença dos Diretores João Inácio e Zienhe Castro, que farão debate acerca das temáticas trabalhadas nos filmes.