30 Janeiro
FORMAÇÃO
CAPACITA: Descobrindo a leitura na primeira infância
Autor: Gilma Benjoino
O propósito do encontro foi que as pessoas presentes reconhecessem a literatura infantil como um instrumento de construção do conhecimento

A fantasia entrou na sala e no espírito dos participantes da oficina pedagógica  Descobrindo a leitura na primeira infância, realizada dia 25 de janeiro, pela profª Ronilda Rodrigues, como parte da proposta do Capacita. O propósito do encontro foi que as pessoas presentes reconhecessem a literatura infantil como um instrumento de  construção  do  conhecimento, para descoberta de um novo mundo mediado pela leitura, abrindo caminhos para aprendizado escolar, estimulando o entendimento, o mundo da comunicação e da interação humana pelas crianças de 0 a 6 anos.

Nessa perspectiva, quem convive com a criança pode ajudá-la nesse processo, atentando para alguns cuidados como: oferecendo diversidade na escolha do livro de história, criando o hábito de leitura de histórias desde cedo, oportunizando o manuseio do livro pela criança, dando voz à criança para contar e recontar a história à sua maneira, dando espaço e tempo para interpretação e dramatização das histórias, etc. Esse encontro oportunizou aos participantes um processo de autoconhecimento, da revisão da própria infância e das dificuldades/facilidades relacionadas à leitura e escrita vivenciadas em suas vidas. Foram momentos lúdicos, atrativos, interativos.