13 Novembro
Alunos podem participar do II Encontro da Extensão
Autor: Ingrid Cruz

O II Encontro da Extensão é fruto da parceria entre os Cursos de Serviço Social e Pedagogia da UNINASSAU-Belém, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cidadania e Direitos Humanos - GEPCDH.

O GEPCDH está a um ano e 8 meses desenvolvendo atividades que integram o tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Proporcionado aos alunos o contato com a realidade, articulando os conhecimentos adquiridos no curso, a teoria com a prática.

O grupo de estudo se reúne de 15 em 15 dias, as terças-feiras das 14 às 18h, para debater bibliografia relacionada a cidadania e direitos humanos. E aos sábados, que foram instituídos como sábados acadêmicos, para planejar as ações que serão realizadas nas escolas públicas, neste semestre indo às escolas integrantes do Pacto pela Educação.

O grupo tem debatido temas de interesse das escolas: bullying; direitos  e deveres; Projeto de vida; ente outros.

Sobre o II Encontro destaco que a escolha do tema  emergiu a partir do observado em nossas atividades na escola, nos instigou o fato da família ser vista como "problema" principalmente por não estar conforme o "Modelo tradicional" - formado pelo pai, mãe e filho. não tem sido este o conjunto de integrantes que a própria escola identifica, em sua maioria é destacada a presença apenas da mãe e os filhos, avós e filhos, e/ou pai e filhos.

E como pensar as demais questões: Direitos Humanos? Cidadania? Questões de gênero? Se a compreensão de família é limitada.

Pensando nesta realidade que o GEPCDH decidiu discutir a partir da dimensão do Direitos Humanos, a Escola, trazendo ao debate o tema da Escola sem partido, a Família, para refletir sobre o conceito de família e a suas interfaces, e democracia, para pensar novos rumos dentro no contexto atual que se mostra contraditório ao campo dos direitos humanos.

Os palestrantes são todos pesquisadores renomados e teremos a presença da Magnífica reitora da Universidade da Amazônia Maria Bethânia de Carvalho Fidalgo Arroyo.

Teremos também membros do Grupo apresentando trabalhos científicos, o diferencial desta 2ª versão do encontro.

O Evento é gratuito, aberto ao público.

As inscrições estão sendo realizada pelo portal.

DATA:16/11/2018

HORÁRIO: 8h às 21h

LOCAL: Uninassau do Bloco Quintino Bocaiúva, Auditório 1ª Andar.