18 Maio
ARTIGO
18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Autor: Marina Moraes

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Um dia para a conscientizar a sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual de meninos e meninas.

Não é um dia escolhido aleatoriamente. É uma data que relembra um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de idade, no Espirito Santo foi sequestrada sofreu diversos tipos de agressões e por fim foi morta por membros de uma tradicional família capixaba. E por mais revoltante que isso seja: este crime ficou impune.

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho em parceria o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente promovem diversas ações, em uma união de esforços para reduzir estatísticas de violência contra as crianças.

É muito importante que toda a sociedade fique atenta, na vizinhança, amigos, entre os parentes, colegas de escola, pois infelizmente muitas vezes os abusos podem ocorrer dentro do próprio seio familiar ou em abientes com conhecidos da criança. Qualquer suspeita de abusos ou maus tratos deve ser denunciada no telefone 100, o disque denúncia nacional

O Estatuto da Criança e do Adolescente é uma arma contra a impunidade. O ECA traz vários avanços fundamentais, como a ampliação do acesso de crianças e jovens em escolas, a criação de Conselhos Tutelares e de Varas da Infância e Juventude, a instituição de programas de enfrentamento à exploração sexual e ao trabalho infantil.