Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
23 Maio
Dicas
Primeiros passos para montar um consultório odontológico
Autor: Valeska Souto

Para ajudar um pouco os dentistas que desejam montar seu consultório odontológico resolvemos postar aqui algumas dicas que são importantes na hora de realizar esse sonho. É preciso, antes de tudo, planejar o empreendimento, pois seu consultório é uma empresa (jamais esqueça isso)!

01: Local

Inicie fazendo um levantamento socioeconômico do local onde pretende instalar seu consultório. Normalmente, para bairros com menor poder aquisitivo, ser clínico-geral será o suficiente, enquanto que em áreas onde o poder aquisitivo é maior e onde as pessoas possuem um grau elevado de conscientização, trabalhar com dentistas especialistas acredito que seja necessário. Entretanto isso não é uma regra. O SEBRAE faz um trabalho bem interessante sobre o perfil e localidades ideais para seu tipo de negócio (www.sebrae.com.br).

Observação: Tenha consciência dos gastos caso o espaço físico do consultório será próprio ou alugado.

02: Equipamentos Odontológicos básicos para o consultório

Cadeira odontológica;
Bomba a vácuo;
Autoclave;
Seladora;
Fotopolimerizador;
Compressor;
Kit alta e baixa rotação (Acredito que ter um kit reserva seja interessante para evitar imprevistos);
Raio X + Colete de Chumbo;
Câmara Escura;
Negatoscópio.

Enfatizando que isso é apenas o básico do consultório, você ainda vai gastar em móveis planejados e outras peças fundamentais que aumentam significativamente o valor total (sofá, escrivaninha, computador, impressora, ar condicionado, pias, torneiras, encanamento - parte hidráulica e até com objetos de decoração etc). Além de todos os materiais de consumo (IRM; Ionômero de vidro; Resinas - A1, A2, A3 (...); Pasta de polimento resinasTiras de poliéster etc). Uma dica é sempre optar pelas Dentais Online. Lá você encontrará os melhores preços e ainda com parcelas acessíveis  além de comprar na comodidade de casa. (www.dentalspeedgraph.com.br)

Observação: Os preços dos equipamentos básicos variam muito em relação a marca e modelo.

03: Procedimentos para legalizar o novo consultório

1) Ir à prefeitura de sua cidade para fazer o registro de autônomo, mediante pagamento de taxa, são necessários à apresentação do R.G, CPF, IPTU do local onde funcionará o consultório;

2) Fazer a inscrição no INSS, para ter o número que será utilizado para pagamento mensal;

3) Alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária Municipal;

4) Alvará de Funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros;

5) Inscrição em uma empresa coletora de resíduos;

6) Laudo radiométrico, caso fizer uso de aparelho de Raios X.

Observação: É sempre importante consultar o Conselho Regional de Odontologia da sua cidade para mais detalhes específicos de sua região. Na época que montei também esclareci algumas dúvidas em um escritório de contabilidade experiente. E Caso tenha algum colega de profissão que tenha acabado de montar um consultório ele também poderá te ajudar nessa empreitada.

04: Algumas dicas importantes

1- As empresas de equipamentos odontológicos costumam realizar descontos de seus produtos em grandes congressos (principalmente o CIOSP). Mantenha-se informado e não perca essa oportunidade;

2 - Decida qual será seu público alvo para então montar seu consultório. Para que seja adequado financeiramente e esteticamente de acordo com a sua clientela;

3 - Normalmente leva-se de três a cinco anos (de acordo com pesquisas) para se ter um bom fluxo de pacientes no consultório. Portanto, tenha paciência. Tente iniciar com algum convênio odontológico. O valor que eles repassam é baixo, mas para iniciar sua carteira de pacientes, acredito que seja útil;

4 - Invista nas redes sociais com Marketing Digital. Facebook é uma boa estratégia para os dias de hoje pois abrange todas as idades e classes sociais. Atualmente essas mídias possuem a opção de patrocinar e sua propaganda que poderá ser impulsionada para milhares de pessoas da sua região (lembrando sempre que a Odontologia tem seu código de ética).

Abrir um consultório é tarefa que exige muito planejamento e preparação para que você possa ser bem-sucedido. É preciso pensar em questões como planejamento de investimentos, escolha de localização e regulamentação completa da documentação. Tudo isso, inclusive, exige um espírito empreendedor, proativo, autônomo e responsável. A estrada é longa e esses são somente os primeiros passos para a realização de um sonho. Bom trabalho e boa sorte!

Galeria: 

Comentários