07 Fevereiro
Teresina
METODOLOGIAS ATIVAS
Autor: Carolina Pereira

A instituição entra no panorama de metodologias ativas disponíveis para a educação, capacitando os participantes sobre as suas variadas possibilidades práticas, de acordo com o contexto de sala de aula.

As metodologias ativas, estratégias educacionais que colocam o aluno como protagonista em seu percurso de aprendizagem, estão ganhando um espaço cada vez maior no contexto da aprendizagem corporativa, como uma das propostas mais interessantes para transformar a sala de aula tradicional em um ambiente interativo e centrado no aluno.

Dentre estas metodologias, destacam-se a sala de aula invertida (flipped classroom) e a aprendizagem baseada em projetos (project based learning).

As metodologias imersivas vêm somar e complementar as metodologias ativas focando na experiência prática por meio de simulação e técnicas de jogos que engajam e geram resultados. Aliando técnicas de realidade virtual, realidade aumentada e técnica de gamificação à educação imersiva, possibilita a “experimentação” da aprendizagem.

Na roda de mestre do dia 07/02/2019, os professores aprenderam a trabalhar técnicas de sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, gamificação e realidade virtual/aumentada para promover uma aprendizagem centrada no aluno e focada na melhoria do desempenho.