27
Fevereiro
AULA
Professora dá dicas de alimentação no Carnaval
No dia 26/02/2019 a coordenadora de Nutrição, professora Maria Selma Guimarães, concedeu uma entrevista a Rádio Excelsior com o queridíssimo Fernando Cabus do Programa "Manhã Excelsior", para falar da alimentação durante o carnaval. Abaixo segue algumas dicas que foram abordados no programa.
Para curtir os dias de folia sem não cair na armadilha da má alimentação e ter de parar a brincadeira por causa de uma infecção intestinal, uma desidratação e até uma ressaca, algumas recomendações simples podem ajudar:
✔É essencial que possamos dormir de 6 à 8h. Afinal, o corpo apesar de toda a sua complexidade, não é uma máquina e precisa repor suas energias pela alimentação e pelo sono. Mas, o não serve somente para nos fazer relaxar. Durante o sono, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino e de diversas outras funções. Por isso, o sono é tão importante para nossa saúde.
✔Durante o carnaval, os foliões perdem bastante líquido e nutrientes (transpiração), além de gastar mais energia devido a alta temperatura e da movimentação da própria festa. Nesse caso a regra é simples. Aumentar a hidratação e, para aqueles que não abrem mão da cerveja ou de qualquer outra bebida alcóolica os cuidados devem ser maiores, pois o álcool também desidrata. O ideal é intercalar a bebida alcoolica com água, suco ou até mesmo um isotônico para manter a hidratação e até mesmo ajudar na manutenção da glicose. Para hidratação estão válidos: água, água de coco, sucos de frutas e chás gelados (este último deve ser sob orientação de um profissional nutricionista). Evitem refrigerantes e sucos industrializados.
✔Por fim a alimentação. A orientação é fazer um bom café da manhã com alimentos fontes de proteínas (leite, iogurtes, queijos, ovos), fibras, gorduras boas ( oleaginosas) e carboidratos de preferência integral. Lanches entre as principais refeições. No almoço, caprichar nas saladas, estas são ricas em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. E um jantar leve.






Comentários