13 Março
RESIDÊNCIA
Estudantes de Nutrição da UNINASSAU são aprovados em residência
Autor: Diego Leite

A Secretaria Estadual de Saúde/PE realizou processo seletivo para os programas de Residência da área e seis estudantes de Nutrição da UNINASSAU foram aprovados. Para a seleção, os estudantes realizaram uma prova objetiva de conhecimentos específicos em Nutrição e passaram por uma análise curricular. Paulo Leopoldino da Silva Júnior, Sofia Guerra Ávila, Maria Gabriella Moura de Albuquerque, Paula Maria de Macedo Araújo, Karla Caroline Ramos de Jesus e Fernanda Dias, agora fazem parte do projeto Residência Multiprofissional em Saúde da secretaria.

O projeto tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para desenvolver trabalho em equipe, visando o atendimento pré, intra e pós-hospitalar. Profissionais de diversas áreas atuam de forma integrada para consolidar a produção de novos conhecimentos e criar uma política baseada na realidade dos problemas enfrentados pelos usuários de cada unidade hospitalar.

O aluno Paulo Leopoldino, que ficou em 1º lugar, fala como foi o processo e da sua expectativa: “Após a conclusão da graduação meu objetivo era a aprovação na residência, e foi preciso ter foco e determinação, pois a cada ano a concorrência aumenta bastante. Foram alguns meses de estudos e abdicação de momentos de lazer entre a inscrição e a realização da prova. O apoio dos familiares e amigos foi fundamental durante todo esse processo. Quando vi o resultado fiquei imensamente feliz, porque além da aprovação eu fiquei classificado em 1° lugar no perfil em que estava concorrendo (Atenção Básica). Pretendo aproveitar ao máximo as experiências dessa residência que será uma ponte até outros objetivos”.

Hayanna Arruda, coordenadora do curso de Nutrição, ressaltou o papel da instituição perante o resultado dos alunos. “Estamos muito felizes com o ingresso dos nossos estudantes nos programas de residência de Recife. Essas aprovações só reforçam o quanto o nosso curso tem se preocupado com o aprendizado, visto que eles trabalham essas questões desde o 1° período através da nossa prova colegiada, que é formulada com questões contextualizadas para seleções e concursos. Além disso, existe uma preocupação por parte da UNINASSAU com a inclusão desse aluno no mercado de trabalho”, pontua a coordenadora.

Alunos aprovados na residência da Secretaria Estadual de Saúde do Recife