05
Junho
SAÚDE
Alertem-se aos excessos de Fake News sobre dieta e alimentação
Observa-se que um significativo aumento de notícias inverídicas na área de Nutrição. As chamadas fake news, tem ganhado bastante espaço na internet, especialmente nas mídias sociais.
Atualmente, os nutricionistas e os técnicos em Nutrição e Dietética (TND) enfrentam muitos desafios em virtude desse crescimento. Nas mídias sociais, as fake news chamam a atenção para equívocos e atitudes de risco, prometendo dietas milagrosas sem nenhuma comprovação técnico-científica, prescritas por pessoas sem formação acadêmica, que não consideram as necessidades alimentares e nutricionais dos indivíduos nem as condições socioeconômicas em que estão inseridos.
Temos a responsabilidade de alertar profissionais e estudantes para que não divulguem informações em qualquer meio de comunicação sem antes checar a fonte da notícia. Deve-se sempre questionar se ela é realmente confiável. É fundamental estar atento a manchetes exageradas, escandalosas, sensacionalistas, principalmente se for de veículo de comunicação desconhecido ou com credibilidade já posta em xeque pelo público ou pela crítica especializada.
Comentários