Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
13 Agosto
MEDICINA
Qual o emprego correto do termo patologia?
Autor: Andrei Guedes

Considerando as bases etimológicas do termo patologia, pode-se inferir que o mesmo tem origem grega (Pathos: doença, sofrimento; e, Logos: estudo, doutrina) e traz consigo uma definição bem distinta do usual e equivocadamente empregado, conforme veremos adiante.

Contudo, a aplicabilidade do termo deve ser feita de modo que não haja indução deturpada da sua compreensão, uma vez que é bastante comum o seu emprego como sendo sinônimo de doença.

Diferentemente do significado de patologia, doença é definida como qualquer alteração biológica do estado de saúde de um ser vivo, seja humano ou animal, apresentada por um conjunto de sinais e sintomas, que compromete total ou parcialmente o corpo, podendo ter desfecho fatal ou não, variando ainda conforme a etiologia (causa).

Assim sendo, pode-se afirmar que patologia é definida como sendo um ramo das ciências médicas que estuda a causa das doenças, os processos envolvidos em sua evolução, bem como as alterações (morfológicas e funcionais) que estas produzem em células, tecidos e órgãos, durante e após o quadro clínico. De modo complementar, vale destacar que aspectos como diagnóstico e suas formas, medidas de prevenção e conduta terapêutica das doenças, por exemplo, não constituem objeto de pesquisa da patologia.

Historicamente, o estudo da patologia é dividido conforme a seguir¹:

Patologia geral: analisa as reações básicas das células e de tecidos frente a estímulos anormais desencadeados por qualquer doença.

Patologia especial: estuda o tipo de resposta promovida por tecidos e órgãos especializados quando estes recebem estímulos mais ou menos específicos.

Patologia clínica: voltada à identificação de alterações biológicas por meio de métodos laboratoriais como forma de prestar suporte ao diagnóstico clínico.

Patologia comparada: analisa as doenças animais fazendo comparações frequentes a processos semelhantes nos humanos.

Patologia experimental: estuda a indução artificial dos processos patológicos.

Patologia cirúrgica: dedica-se a estudar amostras de tecidos ou órgãos obtidos em cirurgias na perspectiva de identificar as causas da doença em questão.

¹Os conceitos acima estão descritos de forma sintética.

Por: Andreey Teles – Médico Veterinário, Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Uninassau João Pessoa.

Comentários