07 Outubro
MEDICINA VETERINÁRIA
Medicina veterinária da UNINASSAU estimula publicação científica
Autor: Andrei Guedes
Confira

Alunos do curso de medicina veterinária, motivados pela coordenação do curso e estimulados pelo corpo docente estão escrevendo artigos e enviando para publicação em veículos do meio científico.

Esta é uma prática que vem ganhando espaço no curso de medicina veterinária, da UNINASSAU João Pessoa, desde o semestre 2019-1. A ideia é estimular a escrita, análise crítica, familiarização com o meio científico da pesquisa – disse o coordenador Andreey Teles que é doutor em ciência veterinária.

O mesmo afirmou ainda que além de atender a uma necessidade da academia que, muitas vezes, mostra-se deficiente no viés pesquisa e publicação, é algo que mantém os alunos antenados no que tange às novidades do mundo acadêmico da medicina veterinária, mostrado o seu potencial, atendendo às solicitações do MEC no que tange às avaliações periódicas do curso e ainda caracteriza-se como uma atividade que reforça o perfil desejado do profissional, fortalecendo e preparando os alunos para a avaliação do ENADE que acontecerá em breve.

A maioria dos docentes tem se mostrado interessado nesta prática e vem colaborando com grupos de alunos dos diversos períodos do curso. A abordagem nos artigos tem sido das mais diversas possíveis, de modo a contemplar áreas distintas e, às vezes, negligenciadas da medicina veterinária. Essa é uma forma de dar destaque, mostrando que elas existem.

Recentemente, os cinco últimos artigos publicados na revista PubVet pelos discentes e docentes do curso foram classificados como Top Five em termos de acessos e consultas por outros pesquisadores.

Outra revista na qual os alunos e professores do curso de medicina veterinária têm publicado é na Environmental Smoke.