21 Maio
São Luis
Estudantes de Gestão Portuária visitam o Consórcio Alumar
Autor: Thiago Ribeiro

Na manhã da quarta–feira (08), os estudantes do 3° período do curso de Gestão Portuária da Faculdade UNINASSAU São Luís, realizaram visita técnica ao Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar). Durante a aula, os alunos puderam conhecer etapas de produção da alumina a partir da transformação da bauxita.

A atividade faz parte do programa da disciplina logística, ministrada pelo professor do curso de Gestão Portuária, Railson Garcez. Para o docente, a visita permite o convívio e a prática do que se é aplicado em sala de aula. “É na verdade, o compromisso da Instituição em sempre proporcionar aos alunos momentos de interação in loco, permitindo dessa forma a aplicação e desenvolvimento de novos conhecimentos e competências”, afirma.

A turma, formada por vinte alunos, pôde conhecer durante a visita técnica o mirante do Porto no qual foram explicados mais detalhes sobre todo o processo de importação dos insumos, a exemplo da bauxita, carvão, óleo BPF, etc, além da exportação da alumina para diversos países nos mais variados continentes.

Ainda na visita os estudantes puderam tirar dúvidas sobre o processo de movimentação das cargas que chegam e saem do porto, bem como observar também a movimentação dos navios no processo de atracação, descarga da bauxita para o pátio, carregamento da alumina, além do planejamento portuário e gestão de estoques do negócio.

Segundo o aluno Gustavo Carneiro, entender a gestão de um porto na prática enriquece e amplia o que se estudou em sala de aula. “Conhecer todo o campo de estudo de perto é surpreendente, embora o professor nos passes tudo com riqueza de detalhes e conhecimento na turma. Durante o passeio, pudemos visualizar como será realizar o sonho de trabalhar no porto”, enfatiza