04 Junho
VISITA TÉCNICA
Alunos de Gestão Portuária realizam visita Técnica No Tegram - Porto do Itaqui
Autor: Thiago Ribeiro

No dia 02 de Junho, 22 alunos da turma de Gestão portuária do 1º período tiveram a oportunidade de realizar a primeira visita técnica que aconteceu no Terminal de Grãos do Maranhão – TEGRAM.  Visita essa que foi apresentada pelo Professor Fabiano da Disciplina de DPE e Professora Valéria da disciplina de Comunicação e Expressão, ambos se doaram de livre e espontânea vontade e nos deram o privilégio de realizar essa visita inesperada, pois sabíamos que a visita não aconteceria no 1º período do curso.

Analisando do meu ponto de vista como aluno, posso afirmar que a visita técnica assim como o conteúdo ministrado em sala de aula é algo extremamente importante para o acadêmico, independente do período que ele estiver. Porém, vale lembrar que o fato de uma visita acontecer de maneira “precoce” acaba despertando a motivação daquele aluno que possivelmente poderia desistir do curso ou até mesmo se encontra desmotivado por algum motivo. Vejo isso como um ponto positivo tanto para o aluno quanto para a instituição.

Uma das alunas do grupo, pela primeira vez, teve contato com o porto e em algum momento do percurso da visita, encantada, ela falou em alto e bom tom: “Nossa! Isso aqui é lindo. Eu preciso me formar”.  A visita fez com que todos tivessem uma visão mais ampla e entendesse na prática que o curso vai muito mais além do que se imagina.

Na ocasião, coonheceram o processo de exportação da Soja, passo a passo, o professor Fabiano foi dando uma aula de como acontece todo esse processo através dos modais ferroviários e rodoviários, desde a chegada, passando pela sala de monitoramento, pesagem, tombamento, armazenagem até o carregamento de navio. Foram apenas 1 hora e alguns minutos de visita para cada grupo, mas o suficiente para entender cada passo do que se refere à exportação de soja.

Infelizmente, não foi possível levar toda a turma mas, na próxima visita, os alunos que não tiveram a oportunidade serão priorizados e sentirirão o gosto de ver de perto e aprender na prática cada detalhe de todo o processo portuário.