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31 Julho
RH
Recursos humanos: conheça as áreas de atuação
Autor: Marcia Dantas
Confira

Olá turma! Hoje vamos bater um papo sobre às áreas de atuação do gestor de Recursos Humanos.

Recrutamento e seleção

Você faz todo o processo de seleção de um candidato, desde a divulgação da vaga até a contratação. Durante a graduação, aprende técnicas para avaliar se o perfil do candidato se adapta ao da empresa. Na entrevista, aplica as dinâmicas, entrevista os candidatos e avalia as competências deles.

Treinamento e desenvolvimento

Essa área desenvolve as competências dos funcionários e trabalha suas deficiências. O RH organiza treinamentos que ajudam nesse processo de conhecimento técnico e comportamental. Também realiza pesquisas para ver se os funcionários têm faltado ou se há alta rotatividade na empresa – e, aí, criar treinamentos específicos.

Cargos, salários e benefícios

O RH deve estar atento aos pisos salariais de cada cargo e verificar se eles estão sendo cumpridos. O departamento também procura convencer a empresa a trazer benefícios (como plano de saúde) para os funcionários. Essa área é importante tanto para que os direitos sejam cumpridos como para evitar problemas trabalhistas.

Departamento pessoal

Aqui, o papel do recursos humanos é coordenar os processos e atividades da folha de pagamentos, folha de pontos e faltas. Também verifica se o vale-alimentação e o vale-transporte estão sendo recebidos corretamente. Quem faz essas atividades é o departamento financeiro, mas o RH deve supervisionar tais tarefas.

Avaliação de desempenho

Responsável pelo famoso feedback (lê-se fidibéqui). O RH identifica se o funcionário está com dificuldades e o chama para conversar. ”O que ocorre erroneamente nas empresas é o chefe imediato ir conversar com o funcionário, o que pode não ajudar, pois o RH conhece a melhor abordagem”, observa Karla.

Saúde e segurança

A área tem de organizar eventos de prevenção contra acidentes de trabalho – e também deve promover outros programas para a saúde mental do empregado e ajudar quem sofre de alcoolismo, por exemplo. Outra tarefa é organizar os exames admissional e demissional, por quais todos devem passar.

Relações sindicais

O RH faz a ponte entre funcionário, empresa e sindicato que rege a categoria. A equipe de recursos humanos precisa conhecer os líderes sindicalistas, estar por dentro das leis, direitos e deveres da empresa e do funcionário. Em momentos de crise ou greve, é peça importante nas negociações.

Plano de carreira

Se a empresa quer profissionais cada vez melhores, o RH traz cursos para desenvolvimento dos funcionários, a possibilidade de fazer graduação ou pós-graduação e subir de cargo. O papel é incentivar a aprendizagem e motivar os colaboradores a se desenvolverem, pessoal e profissionalmente.

Clima organizacional

Você pode trabalhar como profissional autônoma, abrindo sua própria empresa de consultoria ou trabalhar em uma companhia que tenha o departamento de clima da empresa. Você observa e identifica os problemas e as dificuldades organizacionais e traça caminhos pra resolvê-los.

 

Até a próxima turma….

Prof. Pedro Sotero

Coordenador de curso.

 

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