Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
30 Março
Ação
Conscientização: o descarte correto da escova de dentes
Autor: Thiago Rezzo

Segundo uma matéria escrita pelo jornalista Sérgio Ripardo, publicada pela Folha Online em junho de 2001, o Brasil vende cerca de 120 milhões de escovas dentais por ano (Medeiros, 2005). De acordo com o artigo, o recomendável pelas autoridades de saúde bucal é a troca da escova dental a cada três meses. Considerando que cada escova dental pesa em torno de 16g (conforme amostras analisadas), em 12 meses são gerados 1920 toneladas de lixo polimérico com escovas dentais no Brasil.

O uso da escova dental é mais que um hábito diário das pessoas, uma vez que faz parte da higienização e saúde do ser humano, sendo assim cada pessoa usa pelo menos uma (1) escova a cada três (3) meses, como preconiza os dentistas. Entretanto tais escovas são feitas de materiais de plásticos que levam anos para se degradar no meio ambiente, além de liberar gases que aumentam o efeito estufa.

Os objetivos desse trabalho/palestra, realizados pelos alunos do curso de Fisioterapia em conjunto com a Professora Jacqueline Maranhão, foram:

- conscientizar as pessoas que a escova de dente é feita por um plástico altamente nocivo ao meio ambiente, fazendo-se necessário seu descarte de maneira correta, para assim promover a sustentabilidade no nosso planeta;

- promover a troca regular da escova de dente;

- valorizar a escova de dente como um material reciclável;

- observar a necessidade de recolher as escovas de dente do lar seletivamente e encaminhar a reciclagem;

- sensibilizar as pessoas a obterem hábitos higiênicos corretos sobre o uso e descarte da escova de dente.

 

Galeria: 
A CRA NÃO FICOU DE FORA!A CONCIENTIZAÇÃO CHEGOU ÀS SALAS DE OUTROS CURSOS, COMO ENGENHARIA

Comentários