20 Outubro
UNINASSAU promove o 'Trote Legal'
Autor: Adriana Parente
Confira as fotos
Semestralmente, a UNINASSAU Parnaíba promove o Trote Legal, atividade de Responsabilidade Social voltada para acadêmicos novatos de todos os cursos que tem como objetivo principal intergrar esses alunos à vida acadêmica realizando também uma ação social voltada à comunidade.

Neste semetre 2019.2, o projeto foi intitulado "Meu velho amigo", pois foi voltado à promoção de ações solidárias e educativas sobre o respeito e o cuidado com as pessoas idosas envolvendo as áreas de saúde, humanas e exatas, criação de campanhas nas redes sociais com informações que orientem a comunidade sobre a importância do respeito e o cuidado com os idosos na área da Saúde, da Educação, do Direito, desenvolvimento desenvolvimento de ações educativas no Abrigo São José  para Pessoas Idosas e promoção de campanhas nas redes sociais para arrecadar produtos de higiene pessoal e alimentos para o Abrigo das Pessoas Idosas de Parnaíba-PI.

Os alunos do curso de Farmácia, ficaram responsáveis pela implantação de um Horto de Plantas medicinais no Abrigo São José e contou com a participação de alunos calouros e membros da Liga Acadêmica de Fitoterapia e Toxicologia orientados pelas professoras Pauline Santos e Kelly Sivocy Teixeira.

Inicialmente os alunos realizaram o levantamento das principais plantas medicinais que poderiam ser usadas na produção de chás e infusões para os idosos, sendo selecionados o Boldo, Hortelã rasteira, Chambá ou Anador e Erva Cidreira. As mudas das plantas foram obtidas na Farmácia Viva do Grupo Centroflora, pois as mesmas são certificadas.

Em seguida, foram confeccionadas as placas de identificação e reunido todo material necessário ao plantio das mudas.

Em um segundo momento, será realizada uma oficina em que os cuidadores, cozinheiros e idosos aprenderão como preparar chás e infusos adequadamete usando as plantas medicinais cultivadas no loca, seguindo informações da literatura científica.