07 Outubro
Farmacêuticos em ação
Autor: Adriana Parente
No dia 25 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico

No dia 25 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico, neste dia os acadêmicos do curso de Farmácia,  da unidade Parnaíba realizaram a atividade intitulada Farmacêuticos em Ação que foi organizada pela coordenação do curso em parceria com a Atlética Magistral.

Todas as turmas do curso de Farmácia participaram da ação, sendo cada professor responsável por um serviço. O professor Gilberto Linhares Júnior com os alunos do 4º período, ficaram responsáveis pelo atendimento de auriculoacupuntura, foram atendidas 45 pessoas de acordo com suas queixas clínicas.

Já os acadêmicos do 8º período, realizaram testes de glicemia supervisionados pela professora Polyanna Negreiros, durante o procedimento, 190 pessoas foram orientadas sobre os riscos de Diabetes e receberam o resultado do teste. As professoras Kelly Sivocy e Pauline Sousa com os alunos do 2º período montaram uma mesa de frutas para sensibilizar as pessoas sobre a importância da alimentação adequada, balanceada, evitando a necessidade de uso de suplementos vitamínicos, pelo menos 29 pessoas foram orientadas além de degustarem frutas fresquinhas.

Outra turma que participou foi o  6º período do curso de farmácia com uma tenda com verificação de pressão arterial, neste local, além da aferição da PA, as pessoas eram orientadas sobre a prevenção da hipertensão, 190 pessoas foram atendidas nesta tenda. O professor Mário Abel Lima ficou responsável pelas informações toxicológicas, assim, os alunos do 8º período elaboraram material informativo sobre plantas tóxicas, intoxicação medicamentosa e riscos com uso de desinfetantes domésticos.

Também participaram da ação, quatro farmacêuticos de farmácias de Parnaíba que realizam atenção farmacêutica nestes estabelecimentos. Aline Veras Aurélio, Kléber Aurélio, Simone Seligman e Samuel Lima prestaram orientação farmacêutica a partir de uma entrevista,  prévia sobre riscos de hipertensão e diabetes.

No total, participaram da ação, 44 acadêmicos de farmácia, 05 farmacêuticos, 01 biomédica e 05 professores, sendo 746 pessoas beneficiadas. Parabéns a todos que participaram! Confira as fotos: