Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
23 Junho
PARNAÍBA
Diga não à venda de medicamentos fora das farmácias
Autor: Adriana Parente

Medicamento, remédio, veneno...

Estes termos, tão estudados no curso de Farmácia, possuem algo em comum...os três são compostos por substâncias químicas capazes de provocar alterações em um sistema biológico e essas alterações podem ser benéficas ou maléficas e isto pe definido priencipalmente pela DOSE, pela quantidade de substância química que é apresentada ao organismo.

Crianças, idosos, gestantes, pacientes renais, hepatopatas, cada um tem suas particularidades que farão com que a mesma substância química se torne um medicamento, um remédio ou um veneno.

Paracelso (1493-1541), médico que revolucionou a história da medicina, já dizia: “Todas as substâncias são venenos, não existe nada que não seja veneno. Somente a dose correta diferencia o veneno do remédio.”

Esta frase de Paracelso nos dá a dimensão da importância da prescrição e orientação adequada sobre o uso de medicamentos, que estão entre as atribuições do farmacêutico.

A Lei nº 13.021/14, define as farmácias como estabelecimentos de saúde e estabelece a promoção do uso racional de medicamentos como obrigação desses estabelecimentos, de seus proprietários e dos farmacêuticos.

Lugar de medicamento é na Farmácia, não podemos retroceder, diga SIM ao USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS, diga NÃO à VENDA DE MEDICAMENTOS FORA DA FARMÁCIA.

 

 

Galeria: 

Comentários