25 Agosto
AÇÃO
Alunos de Farmácia realizam experiências para estudantes de escolas públicas
Autor: Adriana Parente

No dia 11 de agosto, alunos do ensino médio de escolas públicas de Parnaíba puderam participar de várias atividades promovidas pelos cursos da UNINASSAU Parnaíba. O curso de Farmácia promoveu uma manhã de experiências novas, quando os alunos puderam ver algumas reações químicas podemos fazer usando materiais do nosso dia a dia. A coordenadora do curso de Farmácia, Adriana Parente e o professor de Farmacotécnica, Francisco Fortes, organizaram o material com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela química.

Iniciamos mostrando a reação química que acontece quando adicionamos bicarbonato de sódio ao vinagre, com a produção de gás suficiente para encher um balão de aniversário.

O “sangue do diabo" também fez muito sucesso com a turma. Feito a partir da mistura de água, álcool, amoníaco e fenolftaleína (indicador), formamos uma solução na cor róseo que quando colocada sobre uma superfície, esta cor desaparece e a solução fica incolor. Com essa reação, os participantes "armaram com os colegas", que ficavam apavorados quando viam que sua roupa estava "suja", mas logo em seguida tudo era "esclarecido" com o desaparecimento da cor.

Outra experiência que os alunos participaram foi a manipulação do SLIME. Sucesso entre os jovens, o slime é obtido a partir da adição de corante, bicarbonato de sódio e água boricada à cola branca. É formada uma espécie de geleia e são criadas várias brincadeiras com ela.

A manhã foi muito animada e não faltou gente interessada em participar.