04 Setembro
Natal
Projeto de Extensão em Saúde do Trabalhador é realizado por alunos do campus de Natal
Autor: Taísa Silveira
O projeto de extensão será aplicado em uma empresa de transportes urbanos de Natal pelos alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Biomedicina da Faculdade Maurício de Nassau. Os discentes vão realizar um mapeamento das condições de saúde dos trabalhadores de transportes urbanos na capital potiguar. O projeto está sendo aplicado em uma empresa da zona oeste da cidade e envolve cerca de 20 estudantes do 4º ao 6º semestre. A proposta é identificar as principais causas de afastamento do trabalho e, com os dados, realizar atividades que promovam a prevenção das doenças.

Na primeira etapa, os estudantes farão um levantamento dos registros da empresa de ônibus analisando as principais situações de absenteísmo (faltas ao trabalho) relacionadas a problemas de saúde.

A ação envolve dois grupos de estudos da saúde: o Núcleo de Pesquisa em Saúde (Neps) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas de Enfermagem (Neppe). Os trabalhos são coordenados pelos professores Fernanda Thelma, Janice Cortez, Karoline Mirapalheta, Leandro Dobrachinski, Lídio França e Marilissa Maineri.