Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
06 Julho
Evento
Mercado de estética é um dos mais promissores no Brasil
Autor: Ivana Santos

Beleza e bem-estar podem ser um bom caminho profissional. As graduações em estética têm ganhado espaço nas universidades e apontam para uma exigência do mercado: a necessidade de os profissionais dominarem técnicas específicas. A sociedade e o mercado perceberam que a estética faz essa interface direta com a saúde. Isso demanda conhecimento.O Brasil está em terceiro lugar no ranking de consumo de produtos estéticos, atrás de Estados Unidos e China. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostram que o setor teve um crescimento médio de 10% ao ano nas últimas duas décadas, chegando a faturar R$ 43,2 bilhões em 2014. Em relação à procura por serviços estéticos, a pesquisa apontou aumento de 32% de 2013 para 2014.

Mercado de trabalho

As principais áreas são a estética facial, a corporal e a capilar. Maquiagem é outro segmento específico muito popular. Clínicas estéticas, salões de beleza, clínicas médicas (no trabalho com o pós-operatório), spas, academias e indústrias de cosméticos são lugares nos quais os profissionais atuam. A comunicação também surge como oportunidade de emprego, com consultoria para a produção de conteúdo de sites ou blogs. Abrir o próprio negócio, como um centro de estética, também é um caminho.

Resultado de imagem para estética

Padrão da saúde

Assim como a maior parte dos profissionais da saúde, quem trabalha com estética costuma utilizar roupas brancas (calça, blusa, sapato e jaleco). Outros hábitos de rotina são usar sapatos fechados, cabelos presos e com touca e unhas curtas. Em certas ocasiões, usam-se máscaras e luvas.

Diferenças entre os cursos

Para entrar na área da estética, há opções de cursos de bacharelado, tecnológico, técnico e livre. Todos habilitam a trabalhar na área. A profissão não conta com regulamentação específica. Compare:

Bacharelado – Com cerca de quatro anos de duração, o curso conta com mais teoria do que as demais modalidades. Há uma reflexão maior sobre o sistema de saúde como um todo e mais incentivo à pesquisa.

Tecnológico – Considerado uma graduação, o curso tem duração de aproximadamente três anos. Há aspectos teóricos, mas a prática é o foco principal.

Técnico – O curso é focado na prática, mas é menos aprofundado, com cerca de dois anos. Não é de nível superior. Para quem precisa entrar ainda mais rápido no mercado, é uma boa opção.

Cursos livres – Compacto, com duração de dias ou poucas semanas, esses cursos demandam menos investimento financeiro e ajudam a ingressar no mercado. Devido ao tempo, o conhecimento é mais restrito. É indicado para quem quer ter um primeiro contato com a área.

NA UNINASSAU JOÃO PESSOA CONTAMOS COM A MODALIDADE TÉCNÓLOGO

O CURSO É DENOMINADO : CST EM ESTÉTICA E COSMÉTICA (curso superior em tecnologia)

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/educacao/noticia/2015/07/mercado-de-estetica-e-um-dos-mais-promissores-no-brasil-4793125.html

 

 

 

 

 

Comentários