23
Março
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Desenvolvimento de Produtos: Inovação e Estratégia
Nos últimos anos, a crise dominou o cenário econômico brasileiro. Porém, é possível ver que muitas pessoas podem conquistar uma nova profissão em um meio totalmente diferente do exercido no passado. As oportunidades surgem em situações caóticas, o que antes não era possível de enxergar torna-se agora algo explorável. Assim surgem muitos empreendedores no nosso país, com a força de vontade de um gigante, mas que pouco se atentam a uma palavra chamada inovação.
Inovar, segundo Lira (2014), é essencial para a sobrevivência de uma empresa, é pensar diferente, portanto, como podemos pensar diferente se a primeira solução que nos vem em mente é copiar o negócio próspero do vizinho? Desenvolver produtos, desenvolver um negócio, desenvolver uma profissão, não são atividades triviais, mas são necessárias neste ambiente competitivo no qual vivemos.
Desenvolver produtos é uma forma de competir em um mercado que apresenta aumento da concorrência, mudanças tecnológicas e maior exigência dos consumidores. De acordo com Rozenfend (2006), o processo de desenvolvimento de produtos é o conjunto de atividades capaz de transformar informações tecnológicas e de mercado em produtos e serviços de acordo com as estratégias da empresa e atendendo às necessidades de mercado, por meio da criação de bens e informações para a produção, acompanhamento e retirada de um produto no mercado.
Dessa forma, segundo Becker e Soares (2012), para desenvolver produtos é preciso traçar algumas estratégias de observação que envolvem, por exemplo, geração de ideias para novos produtos; desenvolvimento de produtos e composto de marketing; e comercialização do novo produto. Aliar desenvolvimento, inovação e aplicação de estratégias é uma saída para um novo horizonte de oportunidades. Comece você também esse movimento agora!
Texto escrito pela professora Pamela Albertins que leciona a disciplina de Desenvolvimento de Produtos no curso de Engenharia de Produção - Uninassau - Recife. 23 de março de 2018.
Referências
Becker, S.A.S; Soares, M.L. (2012). Estratégia de desenvolvimento de novos produtos: Um estudo de caso da linha Natura Ekos. I congresso nacional de pesquisa e ciências sociais aplicadas. P.1-18. (2012).
Lira, A. 5 dicas para pensar fora da caixa e inovar na sua empresa. Revista pequenas empregas e grandes negócios. (2014).
Rozenfend, H. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. Saraiva. (2006).
Comentários