Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
02 Abril
ARTIGO
Desempenho de sistemas de produção
Autor: Leonardo Horta

Depois que a estratégia da área de produção é definida, é de extrema importância que se acompanhe o andamento das atividades para verificar se aquilo que foi planejado realmente está acontecendo. Precisa-se, portanto, verificar se o desempenho está de acordo com o esperado.

O desempenho pode ser entendido como o rendimento das atividades em relação a custo, tempo, qualidade e capacidade. A medição do desempenho não é algo fácil de ser mensurado, pois alguns aspectos não são diretamente calculáveis, como a qualidade. E para o acompanhamento do desempenho é importante definir um elemento de comparação. Dessa forma, para que o desempenho possa ser avaliado é necessário identificar como, quando e quais os elementos de comparação.

Indicadores de desempenho comum são: em relação a qualidade: taxa de erros e percentual de produtos fora das especificações; em relação a capacidade: fluxo de saída; em relação ao custo: custo de produção; em relação ao tempo: tempo de processamento, ociosidade. Os indicadores de desempnho a serem escolhidos dependerão do tipo de atividade e do esforço para obter tais informações.

Medir o desempenho é vital para as empresas para que elas acompanhem o desenvolvimento de suas atividades e fazer correções sempre que possíveis. Variações no desempenho de um processo são comuns, mas deve-se tentar uma estabilidade do desempenho.

Porém, como melhorar o desempenho de uma empresa? Uma abordagem que vem sendo bastante utilizada é o BPM, Business Process Management. Essa abordagem busca a excelência da organização através da análise de seus processos, através de um processo de melhoria contínua.

O fundamento do BPM é analisar todos os processos da empresa, de forma a identificar aqueles que agregam ou não valor para o objetivo final. Aqueles processos que agregam valor devem ser potencializados e monitorados. Já aqueles que não agregam valor devem ser eliminados sempre que possível ou automatizados.

A aplicação do BPM propõe que as empresas se desfacam das tradicionais funções organizacionais e pensem nas atividades como processos, que permeiam várias destas funções tradicionais. Conforme já foi dito, o BPM se baseia num príncipio de melhoria contínua das organizações, sendo este um processo ininterrupto.

O BPM pode ser aplicado em empresas de qualquer tamanho. Dentre os benefícios obtidos pelo BPM, pode-se destacar o processo transparente, uma visão ampla das operações, maior controle administrativo, redução de custos e aumento da produtividade.

A aplicação do BPM também faz uso de algumas ferramentas bem conhecidas. Ele faz uso de algumas ferramentas da qualidade, como diagrama de causa e efeito, ciclo PDCA e a análise 5W2H. Também faz uso de redesenho de processos (no seu objetivo de melhoria contínua) e padronização de processos.

 

Texto escrito pela professora Débora Pereira. 

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