Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
13 Abril
Atividade
Engenharia e aplicação de materiais de construção em obra multirresidencial
Autor: Ana Candida

Em março de 2017 (14), realizou-se uma visita técnica a uma obra multirresidencial de alto padrão em fase avançada, prática por meio da qual foi possível aprender mais sobre os conceitos vistos em sala na disciplina Materiais de Construção, do 7º semestre, ministrada pelo Prof. Ms. Hugo Meijon Môreda Neto, do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Maurício de Nassau, Polo Pituba.

Conforme o Prof. Ms. Hugo Meijon, a obra selecionada foi o Edifício Magistrale, um residencial único em luxo e sofisticação, da Construtora e Incorporadora Espaço R2. São 04 suítes de alto padrão, 09 andares, 02 apartamentos por andar de 287 m2, com lazer diferenciado, infraestrutura completa e requinte em cada detalhe. Tudo isso em um terreno privilegiado, de frente para o mar e a poucos metros de uma das praias mais charmosas da cidade. Além disso, o prédio foi construído em fundações de estaca metálica com blocos de coroamento, estrutura em concreto armado lançado usinado, contenção em bloco de concreto grauteado, alvenaria de bloco cerâmico tradicional, revestimento interno em gesso projetado nas áreas secas e argamassado nas áreas molhadas, contrapiso autonivelante, forro em gesso acartonado aramado e estruturado, esquadrias em alumínio anodizado branco, diversos vidros (temperado, aramado, laminado, comum, fantasia), revestimentos em porcelanato e cerâmicos, louças sanitárias brancas, etc.

Nessa atividade letiva, objetivou-se observar os materiais de construções estudados em sala em aplicação real em uma obra multirresidencial; bem como entender as particularidades e métodos construtivos de aplicação dos materiais; fazer um paralelo entre os usos dos materiais com as etapas de planejamento e controle da produção; apresentar as especificações dos materiais para obra visitada; proporcionar um aprendizado sensorial através da visão e do tato dos materiais.

Para facilitar a logística na obra, foram oferecidos dois horários de visita. Isso proporcionou grupos relativamente pequenos com melhor aprendizado.

Inicialmente foi feita uma reunião/apresentação do projeto e suas especificidades pela engenheira da obra, com comentários do professor supracitado, sempre relacionando com os tópicos estudados. Após isso, foi feito um longo tour com a engenheira e o Prof. Ms. Hugo Meijon, momento em que foram observados os mais diversos materiais, com observações sobre critérios de seleção, método de aplicação e particularidades quanto ao planejamento, à execução e ao controle de produção.

Ao final, foi feita uma pequena reunião de encerramento.

Após essa experiência, os alunos foram questionados sobre a visita. Todos consideraram-na muito proveitosa, por ter possibilitado, na prática, a observação dos tópicos estudados em sala. Além disso, a visita extrapolou as expectativas, pois, além de abordar a ciência dos materiais, adicionou conceitos importantes sobre planejamento, controle e execução de obras.

Um relatório foi solicitado sobre as aplicações de pedras naturais, vidros e gesso na obra (assuntos abordados até então em sala).

Enfim, foi uma experiência singular! Confira na galeria abaixo:

 

Comentários