02 Junho
Semana da Engenharia UNINASSAU em casa
Autor: Felipe Mota
A formação foi realizada entre os dias 18 e 21 de maio

Entre os dias 18 e 21 de Maio foi realizada a semana de engenharia da UNINASSAU. Esse foi um evento totalmente online, que teve como objetivo a promoção de discussões diretamente relacionadas aos circunstâncias atuais da pandemia do corona vírus e o impacto de tudo isso no setor das engenharias. As oficinas promovidas nesta semana promoveram interação entre alunos e professores de diversas turmas e incentivou um intercâmbio de experiências e ideias entre todos.

Foram realizadas duas lives no instagram, duas mesas redondas e dois webnarios, sendo que estes últimos abrangeram alunos tando do curso de Engenharia Mecânica como de Engenharia Civil. A participação de alunos de todos os semestres foi expressiva e pode-se dizer que o que mais os atraiu foi a atualidade dos temas discutindos.

O feedback dado pelos alunos foi que a programação foi rica em conhecimento. Durante uma semana alunos professores e convidados trocaram uma vasta gama de informações e experiências em diversas áreas da engenharia.

Um fato importante de se ressaltar é que os alunos dos cursos de Engenharias foram protagonistas desta ação desde a organização do evento até a participação. Dois alunos foram convidados para compor a equipe de organização junto ao coordenador Pedro Vasconcelos, são eles Izaura Silva e Ronaldo Silva.

Nos dois encontros de mesa redonda os professores da casa foram mediadores, porém os alunos mais experientes do curso foram convidados para compartilhar seu conhecimento e apresentar seus trabalhos realizados no campo.

Fora duas lives com convidados capacitados e conhecido no mercado, são eles, engenheiro civil Thiago Nejm, atuante no mercado imobiliário e Engenheiro mecatrônico Arthur Sales, que atua na área da engenharia clínica, onde foi abordado temas atuais como o mercado imobiliário e respiradores mecânicos.

Também foram realizados dois webnarios, um de Gestão da qualidade e outro de Revit. Os alunos usaram as plataformasdigitais para compartilhar e divulgar o evento em tempo real, o que trouxe bastante visibilidade nas redes sociais para a UNINASSAU.

As Oficinas Profissionalizantes ocorreram entre os dias 18 e 22 de Maio de 2020, sob a coordenação de Pedro Vasconcelos, com uma carga horária total de 9h, desenvolvendo atividades de discussão sobre a prática do Engenheiro.