20 Setembro
MONITORIA
Resultado de monitorias dos cursos de exatas
Autor: Adriane Mendes

QUERIDOS E QUERIDAS!!!

Saiu o resultado da monitoria de 2019.2 dos cursos de Engenharias da UNINASSAU RECIFE GRAÇAS!!!

Os alunos aprovados devem comparecer Às coordenações de curso a partir da segunda-feira até a sexta (23 a 27/09) para pegar as documentações de monitoria e encontrar os professores orientadores para começarem as atividades.

Parabéns a todos, foi um processo disputado e de muita dedicação!

Sobre a atividade de monitoria...

Considera-se que o papel do Ensino Superior não é o de mero adicionador de conhecimentos teóricos e científicos. Ele é responsável por proporcionar a aprendizagem como um processo ativo, cognitivo, construtivo, significativo, mediado e autorregulado (Beltran, 1996), o que implica refletir sobre a organização de práticas pedagógicas e de metodologias de ensino. Portanto, a utilização de aluno-monitor em disciplinas curriculares de cursos de graduação parece ser uma prática comum em diversas universidades. De acordo com Friedlander (1984), aluno monitor é o estudante que, por algum interesse, aproxima-se de uma disciplina e ajuda o professor no ensino aos alunos durante aulas práticas, desenvolvendo trabalhos ou pequenas tarefas. Essas atividades normalmente são realizadas em horário que não coincidem com as aulas, devendo ser respeitado o número de horas proposto. O exercício da monitoria é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados (Assis et al, 2006). O aluno monitor experimenta, em seu trabalho docente, de forma amadora, os primeiros júbilos e contratempos da profissão de professor universitário. A monitoria, portanto, “baseia-se no ensino dos alunos por eles mesmos” (Bastos, 1999), tendo sido considerada uma das mais úteis invenções pedagógicas modernas. O fato de estar em contato direto com alunos, na condição também de acadêmico, propicia situações extraordinárias e únicas, que vão desde a alegria de contribuir com o aprendizado de alguns, até a momentânea desilusão em situações em que a conduta de alguns alunos se mostra inconveniente e desestimuladora (Assis et al, 2006). Além disso, o monitor tem oportunidade de descobrir se tem vocação para o ensino e tem chance de ampliar experiências no campo da pesquisa e extensão.

A monitoria é uma atividade complementar para os cursos de graduação, tendo como objetivo central contribuir para o desenvolvimento acadêmico científico do discente.

Os objetivos principais da monitoria são:

A – Despertar, nos discentes, o interesse pela carreira docente ou pelo aprofundamento de estudos em uma determinada disciplina, incentivando-os, também, à pesquisa e às atividades de extensão;

B – Oportunizar o discente em sua integração com a comunidade universitária;

C – Realizar o Projeto de Monitoria apresentado pelo professor orientador.

1. QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES DO MONITOR?

• Auxiliar o professor nas atividades práticas da disciplina;

• Auxiliar os colegas em pesquisas, experiências, estudo em grupo e outras atividades atribuídas pelos docentes supervisores, desde que compatíveis com o grau de conhecimento e experiência do monitor;

• Seguir todas as regulamentações sobre monitoria;

• Auxiliar os colegas nas difi culdades de aprendizagem.

2. QUAL A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA O INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE DA INTITUIÇÃO?

O exercício da monitoria conta como título para o ingresso na carreira docente da Instituição, seleções stricto sensu e programas de residências.