26 Setembro
BELÉM
Unidade promove campanha do Setembro Amarelo
Autor: Barbara Azevedo

O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito dessa realidade. Ocorre desde 2015, no mês de setembro, por meio da identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e da ampla divulgação de informações.

A Campanha “Setembro Amarelo” trouxe o debate sobre a conscientização da Prevenção do Suicídio de forma contínua com destaque aqui neste projeto ao meio acadêmico. E para ressaltar a importância de falar sobre o assunto, realizou-se uma roda de conversas com a professora da saúde mental na enfermagem. O encontro acontece em uma sala 105 do bloco C, e foi voltado aos estudantes de enfermagem da unidade Quintino, porém é aberta a toda a comunidade acadêmica.

A proposta da Roda foi estabelecer um espaço seguro para que todos possam se expressar livremente, partilhar, acolher e oferecer acolhimento proporcionando o conhecimento de Setembro como o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo levando o assunto para graduação como forma de combate a essa situação. Busca-se o conceito de horizontalidade nas relações no meio estudantil, para que os acadêmicos se sintam confortáveis na certeza de que serão ouvidos e levados a sério. Além do diálogo, se foram utilizadas dinâmicas, de modo que os estudantes possam entrar em contato com os seus sentimentos e expressá-los sem julgamentos.

As dinâmicas tem o papel de criar um ambiente mais natural possível, para que o estudante fique à vontade e reaja naturalmente diante do conteúdo e situações apresentadas como os transtornos mentais mais comuns e que favorecem ao risco do suicídio, trata-se de uma estratégia eficiente para mostrar características que não ficam evidentes nas situações de sala de aula e podem inibir o aluno.

Neste contexto ao se trabalhar dinâmicas como a de “Como me vejo na universidade?” com metodologia de roda de conversa favoreceu a identificação de sinais referente a situações que possam levar ao suicídio principalmente entre discentes como o isolamento em sala de aula, as cobranças em relação a notas e o desempenho acadêmico como um todo.

Sobre o tema prevenção de suicídio no meio acadêmico a importância de debater o tema. é uma oportunidade de falar sobre depressão, angústia e mal-estar, temáticas que compõem o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, por isso a conversar com os acadêmicos  sobre esses temas ofertou à busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação sobre o suicídio e fatores de perigo que possam vir antes deste momento.

Segundo dados da OMS cerca de 12 mil suicídios são registrados no país todos os anos e mais de 1 milhão no mundo. A depressão, o transtorno bipolar e o abuso de substâncias psicoativas são os 3 principais motivos para os casos de suicídio no Brasil, que atinge principalmente os jovens revelando a realidade que uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos no mundo e se continuarmos com esse crescimento que vem ocorrendo nas estatísticas, em 2030, esse índice terá aumentando em 50%. Esses dados só reforçam  a importância de  discutir sobre o suicídio principalmente na graduação.

Ao falar sobre o suicídio é preciso entender que se trata de uma graduação de sofrimento. A percepção de que o suicídio é o pico de uma dor emocional à qual todos podem estar sujeitos aumenta a empatia e a possibilidade de ajuda o que se enfatizou durante a dinâmica de construção de uma teia da ajuda por meio de fitilhos distribuído entre os acadêmicos. É preciso baixar o julgamento e a crítica sobre o suicídio, entendendo que às vezes o impulso é mais forte que a pessoa. Explicou-se  que a conscientização pode diminuir o estigma, que é o que acaba levando as pessoas a abafarem o assunto, a terem vergonha de expor e de discutir o tema.

Com base em todo esse momento de esclarecimento e identificação de sintomas e sinais do suicídio houve a divulgação do serviço de psicologia da própria instituição e ao final aconteceu o momento do abraço coletivo e reforço da união com relação a buscar os professores como base de apoio também. Após esse momento as atividades foram finalizadas.

No dia 21 de setembro, ocorreu na Uninassau Belém, polo quintino a CAMPANHA SETEMBRO AMARELO NA GRADUAÇÃO: Você não está sozinho! Com a seguinte programação:

9:00- inicio da programação

09 :10- Dinâmica de integração para os presentes;

9 :20 – Palestra sobre o que é A “Campanha setembro amarelo e seu objetivo”

10:00- abertura de discussão sobre os fatores que levam ao suicido na graduação;

10: 00 Roda de conversa com os presentes da saúde;

10: 50- Momento de abraço coletivo

11:00- final das atividades

O evento sobre o tema proporcionou o conhecimento sobre a importância do Setembro como o mês mundial de prevenção do suicídio, levando o assunto para graduação como forma de combate a essa situação uma vez que a discussão do tema houve a identificação de sinais referente a situações que possam levar ao suicídio principalmente entre discentes como as cobranças e provas. O momento trouxe a informação sobre a oferta à busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação sobre o suicídio. A roda de conversa com a exposição sobre os pontos de vistas sobre a saúde mental em si possibilitou discutir sobre o suicídio principalmente na graduação. Os discentes se mostraram participativos e curiosos sobre o tema por ser pouco explorado no cenário acadêmico assim como sugeriram uma maior atenção à saúde dos alunos no transcorrer da vida universitária.