16
Setembro
ARTIGO
Sarampo é preocupante no Brasil
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que os casos de sarampo estão surgindo em níveis alarmantes no mundo. Muitos países estão em meio a surtos consideráveis de sarampo em 2019. Os casos da doença no Brasil também aumentaram desde o ano passado.
Subiu o número de mortes confirmadas por sarampo no país. Só nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 2.753 casos confirmados de sarampo. Destes, 2.708 ocorreram em São Paulo, 15 no Rio de Janeiro, 12 em Pernambuco, sete em Santa Catarina e três no Distrito Federal. Os estados de Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espirito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí registraram um caso cada.
O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo, com potencial para ser extremamente grave, afetando principalmente crianças menores de 5 anos de idade, especialmente as mal nutridas e bebês não-vacinados. A única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacina, distribuída gratuitamente nos postos de saúde e que também imuniza contra caxumba e rubéola. Essa imunização faz parte do calendário vacinal.
Acesse abaixo o link para a Webpalestra: Atualizações do Calendário Nacional de Vacinação e intensificação vacinal contra Febre Amarela e Sarampo, oferecida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB)
por. Prof MSC. Tassia Lobão
Comentários