26 Outubro
ENADE
Saiba a importância do ENADE
Autor: Helenaide Souza

O ENADE tem uma importância fundamental para a avaliação do curso universitário. Por meio do exame, o Ministério da Educação e Cultura pretende promover a melhoria do ensino no país. O principal interessado no sucesso do exame, porém, deve ser o próprio estudante.

Para o estudante o exame é a oportunidade de demonstrar que adquiriu as qualidades profissionais necessárias ao bom exercício de sua profissão. Isso porque o exame avalia habilidades e competências, e não a mera capacidade de decorar matéria. A prova é interdisciplinar e contextualizada.Permite ao estudante revelar que possui, além de informação, também capacidade de raciocínio, compreensão, síntese e argumentação.

Quando a instituição de ensino recebe uma boa nota no Enade, os alunos que nela estudaram são indiretamente beneficiados; mas se a instituição é classificada negativamente no exame, todos aqueles formados por ela podem sofrer as consequências adversas em sua carreira. O estudante ao cursar em uma determinada IES, terá em seu histórico acadêmico o nome da instituição indelevelmente associado, o que poderá refletir de forma positiva ou negativa em sua vida profissional.

A melhor atitude que o estudante pode ter é preparar-se para o ENADE do mesmo modo como o faria para um Exame de Ordem, ou para um concurso público. Ou, pelo menos, realizá-lo com dedicação similar. Em outras palavras, deve dar o melhor de si.

Por isso caros alunos vamos estudar para nos prepararmos para o ENADE em 2019.