Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
26 Setembro
Salvador
Organizações da Enfermagem debatem formação e desafios da profissão
Autor: Taísa Silveira
“Precisamos garantir formação apropriada para dar dignidade e visibilidade social à profissão”, destacou a conselheira federal Dórisdaia Humerez
As entidades representativas da Enfermagem (Cofen, FNE, ABEn e Eneenf) realizaram na manhã desta quinta-feira (22), durante o II Congresso Nacional Científico de Enfermeiros –  Conce 2016,  amplo debate sobre a formação do enfermeiro e os desafios atuais da enfermagem. A Associação Brasileira de Ensino a Distância, que defende o EaD na Enfermagem também participou do debate, sendo representada por uma bibliotecária da Unifesp.
 
Representando o Cofen, a conselheira federal Dorisdáia Humerez (foto à esquerda) apresentou dados atualizados sobre a formação de enfermeiros no pais e os desafios atuais para formação de qualidade visando o atendimento aos pilares da educação brasileira. “Precisamos garantir formação apropriada para dar dignidade e visibilidade social à profissão. É urgente o reordenamento da formação profissional, pois a modalidade EaD é inadequada à formação de profissionais que lidam com a vida”, enfatizou.
 
Dorisdáia também destacou que o nosso maior desafio é garantir formação de qualidade para que o enfermeiro possa atender com segurança e adquirir funções que atuam em prol da saúde da população, assegurando à pessoa, família e coletividade, assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
 
O Cofen e os Conselhos Regionais defendem a aprovação do Projeto de Lei 4930/2016 , que cria exame de suficiência obrigatório para futuros enfermeiros, e o PL 2891/2015 que proíbe a graduação de enfermeiros e formação de técnicos de Enfermagem por ensino à distância.
 
Exame de Suficiência – As entidades também participaram, nesta quarta-feira (21/09), de debate sobre “Impacto do Exame de Suficiência para a enfermagem brasileira”. A conselheira Dorisdáia Humerez apresentou aspectos positivos do exame e sua importância no combate ao avanço desordenado do ensino à distância em enfermagem no país, que já oferta mais de 100 mil vagas de formação via EaD, que somadas as presenciais totalizam 265. 682 vagas.
 
As condições de oferta da formação em enfermagem à distância, verificadas pelo Cofen in loco na operação EaD, são precárias. A maioria dos polos não tem bibliotecas, laboratórios e condições mínimas de apoio ao aluno.
 
A Eneenf questionou a constitucionalidade do PL 4930/2016 e se posicionou contrária a realização do exame. A Federação Nacional dos Enfermeiros defende maior debate sobre a propositura e a ABEn é contrária ao Projeto de Lei.
 
Organizado pela Federação Nacional de Enfermeiros, o II Conce acontece no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, de 20 a 23 de setembro. Confira a mais notícias do evento, que tem apoio do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e outras entidades.
 
Fonte: Ascom – Cofen

Comentários