Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
20 Maio
ENFERMAGEM
Enfermagem na linha de frente na assistência dos pacientes acometidos pela Covid-19
Autor: Joao Breno
Confira a reflexão

A Organização Mundial de Saúde, juntamente com o Ministério da Saúde, orientam o isolamento social. No entanto, a Enfermagem ganha destaque pela condução da assistência de pacientes acometidos pela Covid-19, onde a biossegurança dos procedimentos e profissional tem gerado grandes discussões no mundo científico.

Estamos compartilhando um artigo publicado pelo Jornal Nursing and Health em abril de 2020 que descreve e discuti as questões da atuação da Enfermagem e preocupação com a saúde física e mental da categoria. Para os autores, a pandemia desencadeada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), chegou com força, afetando o trabalho de diversos profissionais da saúde, os quais têm lutado incansavelmente nos cuidados aos infectados e na contenção da disseminação do vírus.

Assim, é preciso reconhecer que tais profissionais estão na linha de frente dos atendimentos aos casos de COVID-19, com papel fundamental no combate à pandemia, não apenas em razão de sua capacidade técnica, mas, também, por se tratarem da maior categoria profissional, sendo os únicos que permanecem 24 horas ao lado do paciente, estando, portanto, mais susceptíveis à infecção pelo novo Coronavírus. Assim, O artigo elenca várias medidas tomadas pelo COFEN em busca de amparar seus profissionais.

 

Boa leitura e que permita uma reflexão sobre esta profissão tão nobre.

Referência

Souza e Souza LPS, Souza AG. Enfermagem brasileira na linha de frente contra o novo Coronavírus: quem cuidará de quem cuida? J. nurs. health. 2020;10(n.esp.):e20104005

Comentários