Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
04 Março
Campina Grande
Dica de filme
Autor: Priscilla Lima
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa - doenças neurodegenerativas são aquelas que causam a degeneração dos neurônios de forma irreversível, que prejudica a cognição e memória, além das habilidades motoras dos indivíduos acometidos por ela. 
 
A doença apresenta curso lento e progressivo; e vários padrões deficitários são observados, sendo o mais comum aquele com início insidioso, com déficits precoces na memória recente seguidos pelo desenvolvimento de afasia, apraxia e agnosia após alguns anos. Para atender as necessidades dos pacientes e garantir melhor qualidade de vida, esta doença requer cuidados específicos. 

As inúmeras pesquisas feitas atualmente, visam conceber um tratamento embasado na estabilização dos sintomas. Apesar de tentar descobrir uma cura, tais estudos não encontraram um método para a reconstrução dos neurônios e áreas afetadas pelo Alzheimer. Assim como os doentes, os cuidadores são afetados emocional e fisicamente pela doença e também demandam de um atendimento focado.
 
A prevalência mundial da Doença de Alzheimer (DA) aumenta dramaticamente com a idade, sendo mais comum em mulheres. A prevalência aumenta de 0,6% no sexo masculino e 0,8% no sexo feminino aos 65 anos de idade até atingir o valor de 36% no sexo masculino e 41% no feminino aos 95 anos de idade.
 
O presente filme aborda esta temática, contextualizando o diagnóstico e enfrentamento familiar mediante um acometimento da DA em idade precoce.

Comentários