Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
01 Dezembro
Evento
Dia mundial da luta contra AIDS na UNINASSAU Campina Grande
Autor: Priscilla Lima

Olá enfermeirandos! 

Passando para lembrar a vocês que hoje é o dia mundial da luta contra AIDS! Hoje realizamos um evento com todos os colaboradores do Centro Universitário Maurício de Nassau, realizando teste rápido para o HIV e orientando sobre os comportamentos de risco e a prevenção desta infecção sexualmente transmissível. 

O tempo passou e hoje é possível viver com o HIV, mas a aids ainda é uma realidade. Atualmente, 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico. A meta da ONU é garantir que até 2020 esse número chegue a 90%, e desses, pelo menos 90% dessas pessoas recebam tratamento e entre os que recebem tratamento,  90% tornem indectáveis – estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter qualidade de vida sem manifestar os sintomas da aids.

Além disso, no campo da prevenção, o SUS coloca a disposição da população as estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção a infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP); além de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ações específicas para populações-chaves para resposta ao HIV, como pessoas trans, os gays e homens que fazem sexo com homens, trabalhadores do sexo, população privada de liberdade e usuários de álcool e outras substâncias.

30 anos do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Uma bandeira de histórias e Conquistas!

Fonte: Coordenação de enfermagem e Ministério da Saúde

 

 

Galeria: 
Tags: 

Comentários